Lucas P.
Lucas P. › Versus

on

Especial - The Last Blade ( Pt.I )



Desenvolvimento

The Last Blade foi lançado no dia 5 de Dezembro de 1997 é um jogo de luta baseado em combate com armas brancas. O nome original do jogo em japonês significa "Romance do Bakumatsu: O Espadachim do Luar". Esse jogo também foi o primeiro que Daisuke Ishiwatari (que trabalharia futuramente na série Guilty Gear) trabalhou. The Last Blade e a sua sequencia não são considerados como os melhores jogos lançados para o Neo Geo, com uma opinião dividida entre os fãs sobre qual das duas é a melhor versão. Em uma enquete feita pela SNK Playmore em 2007 no Japão sobre quais as séries de jogos preferidos dos jogadores na plataforma Neo Geo The Last Blade ficou em segundo, perdendo apenas para The King of Fighters.

O jogo se passa no fim da era Tokugawa no Japão e incorpora vários elementos da história japonesa. A trilha sonora é tipica da época, com alguns arranjos mais avançados. Outra curiosisade sobre o jogo é que alguns personagens eram intencionalmente inspirados no mangá Rurouni Kenshin. Os desenvolvedores falaram que era uma singela homenagem ao mangaká Nobuhiro Watsuki porque ela bastante conhecido por ser um grande fã da série Samurai Shodown.

Quer saber mais da história e personagens desse jogo fabuloso? Só continuar lendo e se divirta!!!

- História (Prólogo) - 


"Dois mundos uma vez existiram nos velhos tempos... O mundo dos vivos, Ushyo, e a terra dos mortos, Tokoyo. Uma divisão lendária para os mantém separados pra sempre sendo este ''O Portão do Inferno'', que existiu desde o inicio dos dois mundos para manter o universo em pleno balanço. Há dito que 4 deuses defendiam o portão:

  • Seiryu do leste
  • Byakko do oeste
  • Genbu do sul 
  • Suzaku do norte

 Eternamente eles irão cumprir o seu dever nas sombras da lenda e consequentemente serão esquecidos pelas pessoas de acordo com o tempo for passando.




O Shogunato de Tokugawa, depois de 200 anos de reinado, começou a perder vários dos seus samurais que sempre defenderam seu reinado. Pessoas, que sempre cresceram em paz agora conheceram estrangeiros e andarilhos sobre sua confinação e isolação ( para os que não sabem, uma das principais características do período Bakumatsu no Japão era o isolamento dele com o resto do mundo ). E para piorar ainda mais a situação, uma coisa ruim acontece. Um desastre natural sem precedentes começa na história japonesa. Os rumores é de que era a ressurreição dos Majins, que um dia andaram nessa terra entregando seus punimentos divinos estariam voltando. Em uma terra que apenas se conhecia a paz, as pessoas não podem fazer nada além de assistir e entrar em desespero.

''Não podemos ficar de mãos atadas e esperar o pior acontecer''


Entretanto, alguns indivíduos não fizeram isso. Pessoas que não perderam seu espirito guerreiro e encararam de frente o caos. Aqueles que querem achar a verdadeira causa do distúrbio e para-lo. Há também aqueles que não desejam o bem e querem controlar o poder do mal. Aqueles que tem a ambição para controlar a ameaça da ressurreição dos Majins.. Sem nenhuma causa ou especulação, eles foram trazidos de volta pelo seu destino e a batalha começará."


A passagem para a terra dos mortos, O Portão do Inferno, que era defendida pelas 4 bestas sagradas foi aberta. A história focará em certos indivíduos escolhidos para confrontar tal conflito e como cada um deles estão ligados pelo destino.

Sendo assim, vamos conhecer quais foram os guerreiros que não viraram as costas para seus destinos, e enfrentaram essa ameaça com coragem e determinação.

~ The Warriors ~


Hyo Amano
''Não posso permitir que esse mal mate as lindas flores das cerejeiras''


            Hyo é um homem despreocupado com a vida, gosta de sake, mulheres e o espírito da luta, mas um dia...em uma das suas lutas, ele repara que as flores das cerejeiras estavam a cair, e por incrível que pareca, Hyo entrou em pânico e ficou desesperado em ver as pobres pétalas e folhas das frágeis árvores caírem no chão, mortas e deixadas aos ventos, então ele decide que deve matar as pessoas responsáveis por esse ''problema'' e vai atrás da causa da morte das pobres pétalas, não se importando em enfrentar os mais fortes guerreiros.



Keiichiro Washizuka
''Não podemos deixar que o nosso páis se perca''

               Washizuka  foi um dos principais líderes da unidade Shinsegumi, essa unidade era como se fosse a polícia nos tempos de Bakumatsu, Washizuka acredita que o Japão está bom do jeito que está e não aceita muito as mudanças que estão ocorrendo, para provar o amor a sua pátria ele apenas considera os estilos de lutas dos samurais como um tipo adequado de luta, durante uma de missões uma inexplicável explosão acontece diante de deus olhos...como um oficial de Shinsengumi era sua obrigação e dever averiguar o que era aquilo e proteger a sua terra.


Shinkyoh - Kajiroh Sanada
''Venha mortal...testemunhe sua morte'' - ''Nem você e nem nada poderá me parar''

           Shikyoh foi um dos membros da força Shinsegumi, mas ele não entrou para a força para honrar e proteger sua pátria e sim para matar mais pessoas sem escrúpulo nenhum, após Washizuka conhecer a verdade por trás desse maniáco, ordenou que ele fosse expulso e preso, porém ele acabou fugindo impune e com ainda mais sede de morte. Shinkyoh queria oponentes mais fortes, quando um homem de vestimentas elegantes lhe disse para ir para o Hell's Gate, onde encontraria fortes oponentes.

         Kajori Sanada foi o Capitão da Força Shinsegumi da Unidade Zero, que era encarregado de investigar e deter forças sobrenaturais e suas manifestações ao redor do Japão, uma das sua missões mais importantes seria investigar o que estava por trás do então aberto ''Hell's Gate'' e tratar de uma vez por todas deter seu antigo amigo e agora rival mortal Shinkyoh.


Akari Ichijou - Juzoh Kanzaki
''Tenho o dever de selar o Hell's Gate'' - ''Você ainda é muito nova pra andar só, vou com você''

             Akari ve de uma família de cultura Onmyoji, onde aprendeu e ensina várias técnicas baseadas em Esoterismo Cosmológico e Ciência, seus aprendizados vieram de seus pais, como uma das servas do Onmyoji, a missão de Akari é proteger Tókio dos espíritos malígnos e vagantes que andam pela capital, em uma de suas caminhadas com algumas amigas e aprendizes, ela percebe que o Hell's Gate foi aberto através de uma aparição demoniaca do submundo, e é seu destino selá-lo, e para isso sai em sua jornada. 

             Juzoh foi abandonado em um orfanato, mas foi adotado pelos pais de Akari, e assim se tornou seu irmão mais velho, Juzoh não se mostrava muito inteligente para manobrar as mesmas técnicas da irmã, então ele era responsável por guardar e proteger a família dos males que as atormentariam, como isso era muito chato pra ele,ele decidiu treinar sua força com sua marreta de metal, apesar de grande, ele é um pouco leigo, mas de grande coração, e vai com Akali em sua jornada para protege-la e ajudá-la a selar o Hell's Gate


Zantetsu
''Provarei a superioridade do Clã Ninja''

                 A população ninja estava caindo, não só em números, mas no esquecimento...principalmente depois da vinda de estrangeiros para o Japão, os próprios japoneses começaram a considerar as artes ninjas algo a se desprezar, Zantetsu não deixaria isso acontecer e queria mudar os estereótipos acerca dos ninjas, e para isso enfrentava os mais fortes e diversos guerreiros no país, com a abertura do Hell's Gate ele viu a oportunidade perfeita pra mostrar suas habilidades e mostrar o quão assustadora poderia ser a sua arte.

(Vocês poderão ver a história de seu descendente Eiji, aqui)


Lee Chenron
''A justiça é o único e supremo caminho''


                 Lee cresceu e viveu na China, onde aprendeu a mesclar seu estilo de luta com o controle de ar e do fogo, apesar de lutar bravamente, ele é um simples monge, e o mais velho dentre seus irmão, em seu treinamento ele viu uma estrela vermelha cortando o céu, ele sentiu o perigo daquele corpo celeste, além de um péssimo sentimento, então ele decide ir atrás da tal estrela para descobrir o que ela representaria, e isso o leva até o Japão e ao confronto com vários guerreiros.




Moriya Minakata
Apenas espero que acredite em mim...

            Moriya, assim como seus outros dois irmãos de criação, Yuki e Kaede, foi treinado pelo lendário professor chamado Gaisei, e ao lado de seus irmãos, ele se destacava pela força e velocidade que tinha, e vivia pacificamente aprendendo Bushido ( Código de Conduta e Moral de um samurai ) com toda a família.

            Um dia ele chegou em sua casa e encontrou Gaisei morto, Moriya não entendou o porque daquele assassinato, e ficou chocado e pasmo em frente ao corpo do pai, para seu azar, Kaede e Yuki chegam em casa na mesma hora e encontram Moriya sobre o corpo de Gaisei, Kaede logo assimila a morte de seu pai com a presença de seu irmão então logo acusa ele de fazer tal  ato, Moriya não tem defesa, mas de fato não era ele o culpado, e para evitar um confronto com os irmãos ele decide ir embora friamente e sem se despedir deles, Kaede promete vingança enquanto Moriya viaja a procura de um homem chamado Shinnosuke Kagami esperando que ele ajudasse a limpar seu nome.


Yuki
Sua morte será tão gelada e pura quanto esses flocos de neve ^-^

               Yuki não é japonesa, seus pais estavam vindo provavelmente da Rússia em algum dos navios com destino ao Japão, mas infelizmente o navio de sua família acabou sofrendo um terrível acidente e seus pais acabaram morendo, sem família ou meios de voltar para casa, ela fica abandonada no Japão até ser adotada por um simpático moço e um lendário homem chamado Gaisei, daí ela passou viver junto com Kaede e Moriya e ainda passou a aprender técnicas de luta também, como preia Gaisei e se orgulhou da determinação d apequena moça, nesse tempo, ela passa a desenvolver uma ligação um pouco mais forte com Moriya.

             Era seu aniversário de 13 anos, mas Yuki tinha saído com Kaede um pouco de casa, ao retornar encontra Moriya ao lado do falecido mestre Gaisei, ela impede Kaede de atacar seu irmão, que parte mundo a fora apenas despendido-se discretamente de Yuki, após tudo isso, Kaede e Yuki deixam sua casa em busca do verdadeiro assassino de seu pai.


~ THE FOUR GODS ~


Os quatro deuses são baseados em quatro criaturas mitológicas da mitologia chinesa, porém com nomes japoneses ( no The Last Blade ).

Esses quatro elementos possuem características únicas que se diferenciam muito de um para outro. Cada um deles em The Last Blade é representado por um personagem sendo eles:






  • Seiryu - Dragão Azul 
(Leste, Primavera, Wood)
Governante benevolente e poderoso do leste. No Japão, diz-se de beber da cachoeira dentro Templo de Kiyomizu à noite.

  • Suzaku - Pássaro Vermelho
 (Sul, Verão, Fogo)
Um pássaro majestoso, com um comportamento nobre que é exigente com o que come e onde faz seus ninhos. É muitas vezes confundido com uma Phoenix devido a suas aparências similares.

  • Byakko - Tigre Branco
 (West, Outono, Metal)
Tigres eram considerados Reis Supremos de todos os animais na China, e os tigres brancos eram versões mais velhos míticas de tigres. Um tigre branco é dito que só aparecem quando o mundo está em paz ou se o imperador governou com virtude.

  • Genbu - Tartaruga Negra entrelaçada com uma Cobra
 (Norte, Inverno, Água)
A tartaruga e a serpente eram símbolos de longevidade na China e eram símbolos de honra com um significado semelhante no Japão. A palavra "tartaruga" também pode significar "tabu" em chinês.

Em The Last Blade os Four Gods são representados por guerreiros dignos de representá-los, cada um desses representantes tem forças e habilidades diferentes entre si, o que os torna muito exóticos em seus seus estilos de luta, um dos deveres dos Four Gods é proteger o selo do Hell's Gate que separa o mundo das trevas do mundo humano, porém o selo foi quebrado propositalmente Shinnokuke Kagami que sente-se ofendido pelo fim do Bakumatsu, pela presença Européia no Japão e pela indiferença da sociedade sobre isso, com desgosto do rumo que as coisas passam a tomar ele rompe suas responsabilidades como Representante de Sozaku e abre o Hell's Gate para castigar todos que naquela terra habitariam com o caos e criaturas demoníacas.


Coma abertura do Hell's Gate a jornada de nossos guerreiros começa, cada um lutando por seus motivos, seguido por seus ideais morais e éticos, sejam eles corretos ou não...porque agora tudo vale.
Em meio a tantas batalhas, com os mais diversos guerreiros, adentrando as noites e dias, algumas coisas começaram a se resolver, Kaede não tinha experiência suficiente para enfrentar tais guerreiros,e muito menos aquele quem matou seu pai,então junto a Yuki eles vão atrás de Okina na esperança de que ele os guiasse em suas jornadas.

Okina foi um excelente espadachim no passado, mas depois dos seus mais de 110 anos de vida ele preferiu se reservar a vida calma e pacífica, sua longividade era fruto de uma das habilidades dos Four Gods, nesse caso o Genbu que garantia uma vida mais longa e saudável.

Entre batalhas e batalhas, alguns acontecimentos mereceram destaque, Kojiroh estava para investigar a abertura do Hell's Gate e ainda prender e deter Shinkyoh, mas seus planos foram interrompidos porque na luta contra Shinkyoh acabou sendo morto ele, ele apenas pediu para sua irmã se cuidar em sua ausência e deixar que a justiça fosse feita, Shinkyo por sua vez continuou vivo e seguiu em rumo ao Hell's Gate para matar mais pessoas. Washizuka ficou sabendo da morte de seu companheiro por um de seus soldados, a partir daí ele deixou de lado a luta para o Hell's Gate e passou a perseguir Shinkyoh.
Antes de realmente começar a matar pessoas e tirar conclusões erradas, alguém explica a Hyo que a queda das folhas e flores das cerejeiras é algo natural e simples, era devido a estação do ano e ao frio que faziam que eles ressecassem e caissem, mas na Primavera elas voltariam, tão belas e sedutoras quanto ele conhece, depois de explicado Hyo não viu mais interesse em continuar lutando e continuou vivendo sua vida de ''playboy'' que ele gostava tanto.

Okina ensina tudo o que sabe para Kaede e ao final de seu treinamento diz que o garoto tem mais potêncial que ele mesmo conheça, Kaede agradeçe e segue viagem com sua irmã em busca daquele responsável pela morte de seu pai e pela abertura do Hell's Gate, Okina não poderia abandonar garotos tão jovens assim e decide segui-lo secretamente.

Muito tempo se passou e muitos guerreiros foram enfrentados até o dia em que alguns deles acabaram se encontrando no mesmo lugar devido a sensação estranha que sentiram, tal lugar era uma espécie de Terra do Fogo, daquele lugar se sentia uma estranha áurea vinda ,quem sabe, do Hell's Gate.

Tal lugar esse coberto de lava derretida, com imagens estranhas de deuses...o lugar de fato não era muito confortável, como se não bastasse uma enorme bola negra surge no ar, carregada de energia negativa, não se sabia o que dali poderia sair.

Shinnosuke não estava gostando do rumo que seus planos haviam tomado, muitas pessoas começaram a se intrometer em seus assuntos, mas ele como um Lord não queria sujar suas mãos com pessoas como aquelas, então ele usa seu poder junto com o do Hell's Gate para reviver um dos poderosos samurais que um dia já andou pelas terras japonesas, esse era o temido Musashi Akatsuki.
-Pela vontade de Sozaku...que se abra o Portal de Hades!!! Mais uma vez...
-Escute-me Espada Sagrada...eu viverei de novo...por mais 200 anos vagando, agora do lugar mais fundo das profundezas da escuridão, eu cheguei...e sou o supremo e insuperável, e todos aqueles que cruzarem meu caminho...morrerão sem piedade.

Shinnosuke invocou Musashi para lutar e matar os guerreiros que estavam próximos de sua casa e tentando interferir na abertura do Hell's Gate, dentre os guerreiros que ele lutou estava Lee Rekka que havia chegado tão longe apenas guiado pelo seu senso de justiça e faria de tudo para provar que a justiça e a verdade eram soberanas perante qualquer outra coisa no mundo, Akari e Juzoh que chegaram ali para ao menos tentar conter a abertura total do portal e ajudar seus amigos Kaede e Yuki que estavam ali para finalmente vingar a morte de seu pai e com Okina as escondias os observando, Shigen como um dos Four Gods não deixaria de defender a honra e espírito de seu destino, e Zantetsu que chegou muito longe provando que a arte ninja ainda é uma das mais fortes e que nenhuma outra seria superior.

 Musashi não tinha piedade de suas vítimas e trabalhava agora para Shinnosuke matando pessoas inocentes, apesar de sua ocupação, ele não era de todo uma pessoa maligna pois sabia diferenciar o bem do mal e exercer qualquer um dos lados, após a derrota para os guerreiros ele diz estar contente por saber que ainda existem guerreiros fortes os suficientes para proteger o Japão, ele agradece a luta e seu corpo se desintegra em um feicho de luz, pouco antes de morrer ele diz que apenas seu corpo tinha ido, pois seu espirito sempre estaria vivo ali.

Mesmo depois de minha morte...ainda...existem verdadeiros guerreiros. Obrigado pela luta fabulosa.


Depois da grande e cansativa batalha contra Musachi era hora de finalmente acabar com tudo aquilo, em respeito a história de Kaede e Yuki, Zantetsu vê que é hora de deixar que esses assuntos sejam resolvidos entre eles, Shigen continuaria até encontrar Shinnosuke e tirar satisfações com ele, e Akari apenas ajudaria no selamento do Hell's Gate.


Chegou a grande hora, Shinnosuke recebe os grandes guerreiros em sua casa, mas não acha certo que pessoas como Yuki, Lee, Akari, e Shigen se metam em assuntos tão sérios e resolve desafiá-los primeiro usando seu poder na forma mais normal possível, Yuki diz que lutaria apenas para proteger aqueles que amava e não exitaria em dar tudo de si para isso, Lee faz um discurso semelhante ao de Yuki, mas não acha certo usar a violência para a paz, Shigen não aceita que o poder de um dos Four Gods seja usado por ganância e mimismo próprio, e fará de tudo para impedir, Zantetsu apenas provará que será capaz até de lutar com pessoas com poderes de deuses...e Kaede, Shinnosuke não exita em dizer que ele derramará seu sangue em sua espada assim como fez com seu pai...o que choca ele e Yuki, principalmente ao terem acusado Moriya injustamente.

 Humanos idiotas...estão destruindo a si mesmos.

5x1 não parecia muito justo, realmente...Shinnosuke estava em grande vantagem sobre os outros, sem fazer muitos esforços consegue derrotar Lee e Zantetsu, logo depois brigando com um dos representantes do Four Gods, Shigen não se deu por vencido e lutou com toda sua raiva e insanidade, mas isso não o tornou mais forte,e sim mais vulnerável a acertos críticos de Kagami, que foi derrotado também...já muito abatido ainda restava Yuki e Kaede, Yuki prefere não se intrometer nesse assunto, assim como os outros ela sabia que não era o destino dela derrotar Kagami, isso era uma briga entre deuses.

Tratarei de enviar você aos Portais do Inferno garoto insolente.

Kagami vs Kaede...realmente uma grande luta, mas apenas um sairia vitorioso e garantiria que o Hell's Gate fosse selado...Kagami sabia que não tinha muitas chances contra Kaede, mesmo assim, ele lutaria com as poucas forças que lhe restavam...mas a fraqueza de Kagami foi apenas um blefe, que inesperadamente solta uma grande energia de poder...estava possúido por Sokaku.


Mas não...estava relutante a usar seu poder total, achava perigoso o jovem...mas tomado pela ira e sentimento de vingança Kaede liberta de dentro de si outra impressionante energia, possuído pelo Seiryu, nada mais o amedrontaria e faria de tudo para impedir que o Hell's Gate fosse totalmente aberto, e vingaria a morte de seu pai.

( como não consegui postar o vídeo, deixei o link )

Kagami havia sido derrotado por Kaede, ele não aceitava sua derrota, então decidiu ele ir por conta própria  ao Porta de Hades, prometeu voltar...e que sua ida não era eterna, voltaria pior que quando foi...a hora certa ainda estaria por vir...Okina surge do nada e diz que tudo aquilo era errado, Kagami era puro, questionou porque ele fez isso...em desrespeito ao seu mestre, Kagami é consumido pelo Portal de Hades e some definitivamente.

Finais - Pt. I

Finais - Pt. II


~Finais Relevantes~

-Então agir e depois pensar é o correto...?
-Fugir de suas responsabilidades também não é uma opção.
Após o desaparecimento de Kagami, Moriya é inoncentado...Yuki chega a vê-lo, apenas o vê, ambos não conversam, Moriya decide seguir seu destino e Yuki o dela ao lado de Okina e Kaede, que agora via tamanha responsabilidade que agora tinha.

-Com isso meu futuro estará garantido e a nossas terras por algum tempo mais seguras, assim espero.
Akari como uma das guardiãs do Hell's Gate, conseguiu selar o Portal de Hades e evitar que o caos tomasse de conta do Japão, em agradecimento, os Four Gods dão a ela um enorme poder.

-E se a violência for o único meio...?
Lee não compreende porque usou a violência em prol da justiça, questiona seus meios e suas correntes filosóficas...então decide que é melhor permanecer no Japão e adquirir mais conhecimento e refletir sobre suas atitudes.

-Não posso viver amargurado pelo meu passado, agora é hora de enfrentar os desafios que estão por vir.
Shigen depois de Kagami desaparecer completamente dá-se conta de quem realmente é que sua vida não poderia ser aquilo, uma vida baseada em um passado amargo e com sede de vingança de Kagami ...então descobre que tem uma família e resolve se dedicar a ela.

-NOOOOOOOO.
-Em minha vida não pude te derrotar...mas saber que você foi pro inferno faz-me descansar finalmente em paz.
Shinkyo...não esteve em nenhum momento nas lutas finais, mas com selamento do Portal de Hades, uma distúrbio fez com que ele fosse sugado junto co Kagami para dentro do portal. Então a criatura psicopata desaparece em meio o caos...provando que em meio a neblina sempre há uma esperança que o mal desapareça e dê lugar a uma vida normal e próspera.


Apesar de tudo...

...essa história não acaba aqui.