Lucas P.
Lucas P. › Artigos Especiais

on

[ESPECIAL] SNK Boss Syndrome


Cada um deles representa um drama de infância.

Aproveitando a marca de mais de 400 likes da Página do Arsenal no Facebook e as + de 40.000 visitas no Blog, trouxe um assunto muito legal tenho certeza que todos gostarão.

]Sabe aquela sensação deprimente de chegar naquele chefão e nem com orações e maldições conseguir ganhar dele? Pois bem...ela ganhou um nome e se chama SNK Boss Syndrome, esse nome é ''uma homenagem'' aos padrões SNK de dificuldade de seus chefes ou de certos personagens. Porém, o termo ganhou uma certa globalidade, engajando esse termo em outros jogos onde alguns personagens são realmente forte ou injustamente apelativos, será que os chefes de The King of Fighters são dignos mesmo de tanto  amor ódio?




Uma das teorias que circunda essa síndrome é de que devido a ''preguiça'' de se fazer um chefe realmente difícil, porém justo é mais fácil programar para ele ser absurdamente forte e ter uma incrível vantagem sobre os outros, essa programação os fazem tao fortes que na maioria das vezes somos obrigados a largar o controle e se colocar em posição fetal e chorar.

Aqui estão alguns roubos frequentes desse tipo de gente:


  • Ataques incessantes, com grande dano, prioridade, controle de campo e recuperação.
  • Defesa mais forte.
  • Imunidade.
  • Poderes capazes de acertar o jogador em qualquer posição e os forçando a ficarem recuados.
  • Eles geralmente não ficam tontos, ou sofrem quebra de defesa.
  • Possuem infinitos
  • Alguns movimentos deles são capazes de quebrar a defesa instantaneamente.

Já que conhecemos um pouco da matéria, vamos então conhecer alguns Bosses da SNK (necessariamente da série The King of Fighters )que nos fazem perder a sanidade diante deles.



Rugal Bernsteisn - The King of Fighters '94
Dificuldade: Hard

A primeira aparição de Rugal nem é tão ameaçadora assim...mas quando ele perde o 1° Round e tira sua capa, é melhor rezar, seus golpes totalmente desbalanceados, controlados pela IA são capazes de tirar de 50 a 60% do HP, um absurdo. Fica pior ainda quando você não sabe usar um dos personagens propostos pela IA...de qualquer jeito, devido a dificuldade de vencer Rugal, poucos zeraram o jogo.


Saisyu Kusanagi - The King of Fighters '95

Diculdade: Medium 

O Saisyu é basicamente um Kyo no modo turbo, ele de fato não é dificil, mas foi programado pra countear tudo que você faz, ou seja...foi bem bolado, por incrível que pareça, alguns o acham mais difícil que o Rugal...mas existe um detalhe...quando um personagem é derrotado por Saisyu, ele não volta para a Final com Omega Rugal...
Omega Rugal - The King of Fighters '95

Dificulade: Very Hard 

...que é simplesmente a coisa mais chata e roubada que existe no '95, o jogo em si já em um dos mais desbalanceados da série, O.Rugal deixa isso ainda mais claro com seus especiais e golpes que chegam a tirar de 70 a 80% do HP dos personagens, ou seja...no 1° DM que ele fizer, você ja joga o Arcade de lado e sai indignado daonde quer que esteja.


Chizuru Kagura - The King of Fighters '96
Dificuldade: Hard 

Chizuru vem ao '96 para testar a força de seus oponentes, e claro mostrar como uma mulher pode ser a coisa mais OP do mundo, seus ataques ilusórios cancelam tudo e fazem combos absursos, seus Heavens Way causa só 6 Hits e tem uma espécie de invulnerabilidade que pega você onde quer e como esteja. Fora que ela pode selar você e ocêc ainda não soltara especial ou golpes por um período.




Goenitz - The King of Fighters '96
Dificulade: Hardest

Chizuru ja era chata...quando você conhecer Goenitz você terá um depressão intensa, ja que NADA bate nele e suas colunas de ar ( Yonokaze ) são extremamente fortes e surgem justamente quando você vai fazer algo. Voce pode pensar que ficará seguro na defensiva, mas Goenitz é capaz de correr e catar o seu personagem em um pilar de vento e o fazer girar em um furacão enquanto ele ri sarcasticamente, depois disso ele arremessará vc para longe e começará tudo de novo. Obs: ele tem barra de especial infinita.








New Faces Team - The King of Fighters '97
Dificuladade: Hard, Easy, Medium 

Depois do susto de Orochi Iori e Leona, todos conhecerão o pesadelo do New Faces Team, Chris sempre sera o 1°, seus ataques são os mais fracos, porém seus especiais são os mais fortes, Shermie tem um controle de campo chato,mas basta ter paciência com ela...já Yashiro...é coisa mais demoníaca do jogo, ele é capaz de se defender de tudo e agarrar seu personagem das formas mais diversas no jogo, fora que...assim como Saisyu, ele é capaz de cancelar alguns golpes, mesmo sendo especiais.

Orochi - The King of Fighters '97
Dificuldade: Easy/Hard 

Quando você achar que ja tinha tudo acabado, surgirá Orochi, seu principal golpe é o Nothingless, onde ele abre um arco de luz que preenche a tela toda, apesar de em história ser muito forte, curiosamente sua IA é a mais fraca, no nível da Shermie. Nas versões '98 e NGBC, Orochi é bem mais forte, sendo Mizuchi quase imbatível.

Omega Rugal - The King of Fighters '98
Dificuldade: Hard 

Rugal dá as caras mais uma vez, dessa vez com alguns movimentos novos, necessariamente um Reppuken fundido com Kaiser Wave que gerou o Gravity Smash, que consegue ser um dos golpes mais chatos da história dos jogos de luta, ainda bem que Athena e Chizuru podem refletir essa bola de eletricidade demoníaca de volta, alem de ser um golpe chato, você não pode dar counter no O.Rugal já que ela circunda todo seu corpo com ela ( a não ser Goenitz, na versão UM e Orochi Shermie ), fora esse golpe, ele ainda abusa de seus outros, tudo sendo emendado por Genocide Cutter ou por Rugal Execution que tiram um percentual de vida absurda que eu nem te conto.


Krizalid - The King of Fighters '99
Dificuladade: Very Hard

Eu particularmente considero perder pro 1° Krizalid um situação muito humilhante, já que em si ele não faz muita coisa, a não ser abusar do seu Poison Stryke,que é capaz de quebrar boa parte de todos os projéteis do jogo, já o 2°...é um caso triste, ele queima sua roupa e ganha um controle do ar incrível, ele é capaze de ficar o round todo usando o Tornado Kick, ou senão Typhon Rage que tem uma vantagem sobre todo e qualquer tipo de golpe imaginável, fora que ele é uma versão ''nerfada'' do Rugal, mas aparentemente ele tem uma grande fraqueza...os brincos da Leona.


C-Zero - The King of Fighters '00
Dificulade: Easy

C-Zero de fato é fácil, não causa grandes problemas, a não ser por seus especiais totalmente ''overpowers'', mas o uso de strykers no '00 tira toda a sua dificuldade, ele faz questão de soltar gases em seus oponentes e usar sua sombra como meio de ataque, na versão UM do '02 ele esta mais forte e chato...e como e sta sem strykers,, ele fara a festa usando os mais variados tipos de cancels.


Zero - The King of Fighters '01
Dificuladade: Hard

Se você pensava que ele seria tao fácil quanto o outro, se enganou...a diferença é que ele é extremamente enjoado com a ajuda de seus amigos Krizalid e Glaucan que surgem toda hora na tela só pra acabar com aquela possibilidade de combo que você montou, fora o Ron, que só aparece para quebrar sua defesa e ajudar ele a emendar um Dark Hole. Seus especiais chegam a doer a alma quando pegam com 100% de eficácia, uma dica para bater nele é esperar ele usar Aerial Assassin, ja que ele leva um certo tempo para se recuperar,


Igniz - The King of Fighters '01
Dificulade: Very Hard

Depois de sofrer uns carinhos de Zero, chegou a hora de Igniz mostrar como ele pode ser dolorosamente sutil, seus golpes são apelativamente apelativos que quebram defesas, pegam no ar, no chão, na parede, em qualquer lugar (menos nas suas costas), seu golpe Espada de Sagitário é capaz de entrar em um loop infinito e capaz de combar com qualquer coisa, fora que ele possui um alcance e uma vantagem que nem te conto, o mais legal dele, assim como Goenitz, ele possui barra infinita e não mede humildade em usar todos os tipos de golpes e especiais, sendo seu EX DM capaz de tirar 80% do life, e na versão '02 UM seu HSDM ser capaz de countear e agarrar o oponente em qualquer canto da tela.


Rugal - The King of Fighters '02
Dificulade: Easy/Very Hard

Rugal aparece dessa vez com um Genocide Cutter mais forte e uma variação de Kaiser Wave mais agressiva, e alguns outros golpes novos...porém, a IA dele é fraca e deprimente, por outro lado, quando usado por qualquer pessoa, chega a ser deprimente o tão apelativo ele é, na versão '02UM ele esta com a IA do '95 e com os moves do '02, ou seja...a história é diferente, fora que enfrenta-lo é um desafio já.





Sinobu Amou - The King of Fighters R
Dificuldade: Easy

Mini Orochi Goenitz...ele tem uma cara de lerdo, e de fato é, Sinobu tem os mesmos spams do Goenitz, porém, tem mais prioridade que os deles, mas sua IA ( também, né, pela plataforma ) é fraca, para tentar ajeitar sua fraqueza, ele fica possuído por Goenitz e Orochi e...continua a mesma coisa, porém, amarelo e com Psy Balls voando em torno de si.


Chizuru & Maki Kagura - The King of Fighters '03
Dificulade: Medium / Hard

Chizuru veio nessa edição mais fraca que em '96, sua utilidade de fato e selar o oponente ( no '03 é muito chato isso ), mas ela não é o problema...mas sim sua irmã, Maki Kagura que deve a SubBoss mais dificil do KOF, seus golpes cancelam, refletem, batem, rebatem, em tudo, fora que ela possui o agarrão mais forte de todo o KOF, onde ela chama a Chizuru e você é selado, fora que maioria de seus golpes chegam a tirar de acima de 35% de HP, um dano razoável que somado aos spams de ilusões que ela cria faz que você nem sinta que morreu...por isso aconselha-se não deixar a Chizuru chamar sua irmã revoltada...tente impedi-la o mais rápido possível.



Mukai - The King of Fighters '03
Dificuldade: Hard

Mukai é o verdadeiro chefe do '03 e possui o LDM mais apelativo de toda a história do KOF, o Netherworld Anguish é capaz de te pegar em frames de segundos e ainda te transformar em pedra que pode ser linkado por outro DM ou qualquer outra coisa, esse combo chega a tirar 80% de HP quando completado com sucesso.Seus pilares de pedra são capazes de quebrar a defesa rapidamente, fora que ele possui um comando que é capaz de te agarrar e te transformar em pedra, é frustante porque ele te deixa 100% vulnerável, e seus golpes normais possuem um auto-guard...ou seja...tapas e chutes não resolverão muita coisa.


Adel - The King of Fighters '03
Dificuldade: Easy

Sua estreia no '03 é marcada pelo status de filho de Rugal, ele não é puxado pelo lado da vilania, mas sim para um lado mais honrado de luta,mesmo assim ele é frustante. Seus movimentos são ligeiramente mais rápidos que o de seu pai e tiram um percentual de HP maior que o mesmo, seu God Press e variações são totalmente salvos pro lado dele, ou seja, ele se recuperará quase totalmente mesmo errando o golpe, caso voce tente dar counter, será impossível já que ele é quase invulnerável. Seu Genocide Cutter é tão chato quanto o do pai, porém, é capaz de tirar ainda mais dano e pegar você inesperadamente.


Duke - The King of Fighters MI
Dificuladade: Medium

Duke possui uma grande força capaz de quebrar sua defesa instantaneamente se você não for capaz de quebrar ela, seus especiais são praticamente ilimitados e causam uma grande quantidade de dano, mas devido a jogabilidade da série MI ele não se torna algo tão forte, já que a esquiva da série passa a dar uma recuperação ainda maior que nas edições anteriores.




Jivatma - The King of Fighters MI 2
Dificuladade: Medium

Jivatma seria um Magaki um pouco mais fraco, mas ele não é bem assim...ele tem alguns golpes insanos que chegam a tirar 50% do HP, esses golpes serão usados caso o player faça algo errado em sua frente, como pular, sua barra de especial regenera e ele adora vomitar em você caso pule tentando bater nele...então tete bater nele antes das 3 barras. Mas de fato...ele é fácil....não tanto, mas é.


Shion - The King of Fighters XI
Dificulade: Medium

Shion é um prelúdio do que será Magaki, ele não para em quase nenhum canto quieto, ele esta sempre em movimento, quando esta com sua lança seus golpes tiram um percentual de dano maior e possuem um domínio de território maior também, quando ele se desequipa de sua arma, ele ganha uma série de novos movimentos que são facilmente combados uns com os outros e uma série de DMs novos sendo seu LDM semi invencível, inalcançável, imparável e faz uma grande quantidade de dano. Se quiser vencer Shion, o melhor e fazer tudo de uma vez, porque é capaz dele nunca mais parar de bater.


Magaki - The King of Fighters XI
Dificuldade: Very Hard

A marca de Magaki é o posto do chefe mais difícil do The King of Fighters e é considerado um dos mais difíceis dos games de luta, porque? Magaki adora atirar projéteis interdimensionais por toda a tela, fazendo que você passe maior parte do tempo defendendo, um de seus projéteis some no meio da tela e aparece atrás de você e o outro acima de você, e suas bolas azuis causam grande dano e não são canceláveis, e cancelam QUALQUER GOLPE que esteja sendo executado, seu Universe Distorcion é mais um dos full-screen, geralmente ele será usado quando você estiver morrendo, ou ele, ou você tentar passar por trás dele. 


Saiki - The King of Fighters XIII
Dificuldade: Medium

Da série Demons of Tales of Ash, ele é a fusão de Saiki com Mukai, ou seja...espere algo chato. Ele possui uma defesa melhor que a dos outros personagens. Ele necessariamente possui poucos e chatissimos golpes: uma bola de lama que é capaz de pegar em quase qualquer parte da tela et deixando paralizado, uma proteção de lama que cancela boa parte de qualquer poder ou golpe que voê tentar fazer próximo a Saiki, caso você se aproxime demais, ela te paralizará, ele lança uma pedra que não causa grande dano, e o MAIS CHATO de todos, o seu agarrão que é injustamente executado quando você está congelado, ele dá 3 socos no oponente e o arremessa para longe, quando não fazer isso, ele usará seu full-screen que preencherá a tela de lama e causa em torno de 50% de dano...o melhor é ser cauteloso com Saiki.

Obs: Não adianta tentar pular por cima de Saiki.


Dark Ash - The King of Fighters XIII
Dificulade: Hard

Apesar de parecer apenas um Ash mais forte, é de fato...só que bem mais forte...ele possúi a IA de Goenitz e Rugal, ou seja, adora soltar poderes por toda a tela, seus poderes são capazes de cancelar praticamente tudo (Kula e Athena podem refletir seus poderes), eles te pegam por baixo, no meio ou no alto, e caso ele esteja com barras, ele usará o Yata Seal e te selará, ou usará o Fructidor(?) que encherá a tela de chamas negras e incendiará seu HP em passos de mágica, mesmo sendo absurdamente roubado...NUNCA deixe ele te fechar na tela, sempre mantenha a ofensiva.

Como podem ver, se tem uma coisa que a SNK soube fazer para lucrar com os ''Continues'' foram os Bosses, que dizendo de passagem, eles possuem um visual bem diferente de um pro outro, e mesmo sendo tão apelativos, é muito legal ter de lutar com eles. E dentre eles ( ou outros de outras séries ) qual Boss você achou que realmente foi depressivo e frustante ter que lutar contra? Sabe de algum truque que não foi listado aqui para ganhar de um deles? Comente !!!