Lucas P.

on

The King of Fighters XIII - EVO 2014 Tier List



Olá pessoas...como é bom escrever de vez em quando, como o trabalho do redator anda ''comendo'' seu tempo livre, escrever está se tornando um pouco mais difícil, mas ainda muito legal, mas vamos lá...quem vai bombar esse ano no KOF XIII???





Para os que não sabem, a EVO 2014 é um dos maiores torneios de Fighting Games do mundo, lá se encontram literalmente os melhores jogos de luta do momento junto aos melhores jogadores, e The King of Fighters XIII faz a sua 3° aparição no torneio devido a alta popularidade que ele teve em 2012 e 2013, para os que não sabem ainda, este ano o evento ocorrerá entre 11 a 13 de Julho nos Estados Unidos, Las Vegas Hotel & Cassino ( wow...olhe a estrutura completa do evento no link no final da postagem ) Então para se ''preparar'' para o evento, o Arsenal montou uma espécie de Tier List dos personagens que certamente iremos ver com muita ou pouca frequência, e claro, terá um comentário para algumas situações.


Tier List EVO 2013


A lista esta organizada da seguinte forma, do lado direito vemos os personagens que certamente serão usados de acordo com sua tier ( SS, S, A, B, C ) e do lado esquerdo os que servirão de apoio para esses personagens, é claro que podem haver alterações ou mesclagens de um para o outro.



SS Tier

O Tier dos Deuses do KOF XIII deu uma alterada...talvez a mais necessesária, a questão agora não é levar o personagem até o último round, mas sim como conseguir sair quase ileso do purgante que se tornou o Mr.Karate que continua em alta desde seu lançamento, mas não só ele, Kim também super em alta como desde seu lançamento pra lá de 1990, então para dar um freio neles, está sendo muito usado Benimaru, que desde a descoberta de mecânicas e combos muito eficientes está sendo uma escolha viável e de grande recompensa. EX Iori continua no mesmo padrão de 2013, ele é forte e independente, sendo incrível em qualquer composição de time, inclusive um grande counter de personagens de combos básicos e limitados como Shen e King. EX.Kyo dentre os DLCs é o que tem a menor escala de dano, mas ele é muito flexivel e garante algumas dores de cabeças, ainda mais para os personagens ''melees'' e outros altamente dependentes de espaços.


S Tier

S Tier vai ser muito comum também, podendo qualquer um deles ser amplamente usado e garantindo boas partidas, as grandes surpresas dele certamente são: A queda de popularidade de Shen e Hwa, que passaram a ser escolhas perigosas em alguns torneios, eles ainda garantem combos explosivos, mas como o meta agora e tentar causar o máximo de dano com 2 barras, seus gameplays estão meio que congelados no momentos, talvez em alguma surpresa eles voltem ao SS, mas ao que tudo indica, eles ficarão como escolha criativa mesmo. Ryo e Takuma estarão representando a SURPRESA desse ano, Ryo demonstrou ser incrivelmente forte e com combos de dar agonia, apesar de ser um personagem de movimentação ruim e perigosa, quando bem usado, chega a ser amplamente superior ao meta. Duolon e Chin serão os bodes espiatórios dessa edição, eis porque alguns devem saber que Duolon é o maior counter de Mr.Karate e Chin o maior do Kim, então poderemos ver eles aqui ou ali ocupando a 3º posição de um time junto com Ryo/Takuma e provavelmente EX.Iori e Ex.Kyo.



A Tier

Talvez seja o Tier que mais gosto, porque em todas as edições da EVO , uma grande surpresa sai dele, em 2012 Duolon ocupava o A/B Tier, Chin também, e em 2013, Ryo estava meio apagado nele, até aparecer nas finais da EVO 2013 destruindo os sonhos...mas vamos ao A Tier atual...bom, talvez a garnde surpresa a ''talvez'' vim aparecer seja Kyo ou Saiki, eles estão aparecendo casualmente em torneios médios e pequenos e causando algumas dores de cabeça, King desceu para essa posição, mas ainda é bem vista...talvez seja meio vergonhoso depender só do Venom Stryke, e arriscado também, se o oponente souber esquivar, adeus King em 15 segundos! K', Ash, Iori e Ralf estão em posições confortáveis, são fortes, legais de usar e devemos ver eles nos casuais, mas muito difícil vê-los nas finais. Yuri e Clark representam grandes riscos, eles são incrivelmente fortes, mas ainda nao tiveram a chance de aparecer com todo o valor no cenário competitivo...talvez alguém de a chance a eles esse ano.


B Tier

O B Tier talvez seja meu preferido e ao mesmo tempo o que eu mais deteste, eles representam a classe que chegam longe e morrem na praia, ano passado tivemos bons Terrys e Andys...e algumas Elizabeths aparecendo em alguns momentos em alta, derrotando grandes oponentes, como Kim e Mr. Karate, mas assim que eles encontraram ( e encontrarem, porque esse ano tenho certeza que vai ser a mesma coisa ) um PRO, eles se desnortearam e acabarão morrendo na praia, assim como penso...quem usa personagem de Tier B, é porque realmente confia nele, se perder a fé, perdeu o round. Esse ano teremos no Tier B de estreia: Robert, que vem passando por bocados péssimos por ser tão bom quanto o Ryo e estar ainda assim super desvalorizado,mas andou dando as caras recentemente, Billy Kane que quase chegou a ser A Tier, mas vem perdendo a fama e a força para muitos, Vice, Mai e Kensou que eram inviáveis, passaram a ser escolhas meio que surpreendentes, principalmente no cenário asiático, em que eles garantem posições boas e conseguem resultados ótimos...mas vamos ver o que acontece com eles esse ano. Ao restante da classe, estão na mesma situação dos anos anteriores: são ótimos, mas são personagens de grande risco e usá-los exige muuuuita confiança.

C Tier

Eles não possuem muitos combos, não tem muitos golpes e ainda são limitados...é uma situação ruim para eles, Daimon, Maxima e Raiden estão nele a muito tempo, mas mesmo eles sendo realmente fortes, usá-los seria de risco grande, talvez Leona e Mature deem uma subida esse ano, mas a tendencia delas é permanecer nos Tiers mais baixos...uma pena.

Esse ano a EVO 2014 vai ser um dos divisores de águas para o KOF XIII, nele veremos o quanto ainda o jogo aguenta no cenário competitivo e como ele pode inovar ao longo dos anos, esperamos grandes novidades em times, jogadores, jogadas, platéia...não podemos fazer feio. Então deixo aqui uma lista de vídeos de algumas partidas de torneios em que provam minhas pesquisas para os Tiers de 2014.





Antes não se sabia como ganhar do Team God, agora com Benimaru, Chin, EX Kyo e Duolon, usar esse time pode ser um risco.


Ainda perguntam porque nerfaram o Duolon...olha isso.


Dat Psycho Ball


EVO tirando Ryo das cinzas...


Não importa o Tier, Ash quebra todas as regras...


Por enquanto isso foi tudo pessoal, espero poder acompanhar com vocês a EVO 2014, e quem sabe...teremos algumas surpresas...para mais notícias e outros, visitem o site oficial do evento.

http://evo.shoryuken.com/

NÃO deixem de curtir a nossa página oficial e também deixar aqui nos comentários a sua expectativa do torneio, qual jogador vocês querem que vença, qual time, qual hero...deixa tudo aqui!!!