Lucas P.
Lucas P. › Análise

on

Análise do Personagem ~ Shingo Yabuki




História                                                                    

Pra variar na foto ao lado percebe-se que ao final da manobra apenas restou alguns ossos quebrados e a falta de alguns dentes.

Depois de assistir o King of Fighters '96 pela TV, Shingo tornou-se um grande fã de Kyo Kusanagi. Ele então percebeu Kyo foi para a mesma escola que ele estudava, e imediatamente começou a importunar Kyo para lhe ensinar suas técnicas especiais, especialmente os que envolvem as Kusanagi's Flames. Kyo teve pena dele e estava entediado, então ele decidiu ensinar Shingo em troca de comida. Kyo mostrou a Shingo cada um de seus movimentos uma vez. Shingo anotou cada movimento praticado todos os dias.

''Colocar energia verde no Shingo pra ele não ficar deslocado''
 Em 1997, ele participou do torneio para Single Entrance. Embora ele tendo se destacado em seu ano de treinamento, ele acabou perdendo em algum momento do torneio King of Fighters. Como recompensa por seu progresso, Kyo deu-lhe um par de suas luvas, e Shingo usa elas desde então.


Em 1999, Shingo estava preocupado sobre o desaparecimento de Kyo, como muitos outros. Shingo foi perguntado por Benimaru se queria se juntar a ele, K 'e Maxima no KOF '99, e ele aceitou. Eles partiram para encontrar Kyo, quando finalmente encontrou Kyo, os portões da base NESTS se fecharam e separam eles novamente, dessa vez, Shingo ficou desesperado pois a base havia sido destruída e não se sabia se Kyo tinha conseguido escapar ou não.

Essa música...hino...enfim...fala irritante.

Em KOF 2000, ele entrou com Benimaru, Seth e Lin e reencontram finalmente com Kyo, e mantiveram contato desde então. Em 2001, a equipe Japão se reuniu, mas eles precisavam de um quarto membro da equipe e Shingo foi chamado. Ele ficou extremamente animado para lutar no mesmo time como Kyo. No final desse torneio ele passou seu tempo treinando com Saisyu Kusanagi, o pai de Kyo. Saisyu ficou muito tocado pela coragem de Shingo e quis treiná-lo para lhe dizer a verdade sobre a origem do fogo.

''Esqueceu o guarda-chuva?Pode ficar doente assim amigo...- Ash.


Em 2003, Shingo se uniu com Benimaru e Goro Daimon. No final do torneio, quando eles foram eliminados, Benimaru e Daimon elogiaram ele, mas ele ficou convencido e começou a gritar que ele já não é mais fã de Kyo, ele agora é seu rival. Foi quando Kyo apareceu atrás dele e começou a bater nele. Depois de Ash Crimson ter roubado de Chizuru Kagura o Yata Mirror, Shingo foi visitá-la no hospital e prometeu unir Kyo e Iori Yagami a fim de investigar Ash e o selo Orochi enfraquecido.


 Ele conseguiu unir Kyo e Iori no mesmo time que o dele e no final do seu time, Iori de repente entra no Riot of Blood. Shingo tenta impedi-lo várias vezes para proteger Kyo, que estava desmaiado depois da luta contra Magaki, mas é espancado volta em cada tentativa. Depois de ser salvo por Ash, as feridas de Shingo ficaram bastante graves e acabou ficando engessado e cheio de curativos tornando-o incapaz de participar do próximo torneio KOF. Mesmo assim, ele alegremente cumprimenta Benimaru quando este último regressa ao Japão, que lhe dá um presente "get-well-soon" de Chizuru. Enquanto ele não se lembre muito sobre como Ash chegou lá para salvá-lo, Benimaru fez muitas perguntas sobre Ash, mas ele não se lembrava de mais nada (efeito do Paradoxo de Ash)

Novíssimo em folha, e olha que ele levou uma surra do Orochi Iori.


Aparência                                                                 


Shingo usa basicamente o mesmo uniforme de colegial de Kyo Kusanagi, sendo uma jaqueta de gola alta, com uma camiseta e uma camisa por baixo, o que se difere de Kyo são os sapatos, enquanto Kyo usa sapatos sociais, Shingo usa um tipo de tênis de educação física, seu cabelo também é diferente, mais bagunçado, a única mudança que teve foi de '97 até hoje que ao invés de luvas normais, ele passou a usar as que Kyo deu para ele em '97.


Jogabilidade                                                             



Shingo tem a princípio os mesmos movimentos de Kyo, porém, sem as chamas...mas ele tem o Critical Hit, que é um combo que dependendo da sua sorte pode dar quase o dobro de dano e ainda ser dramático.

CRITICAL HIT!!!!!

Mesmo sendo uma versão ''trol'' de Kyo, Shingo se bem usado pode punir bem seus adversários por erros, sendo usável em certas composições de times (algo ao contrário acontece com Dan, de SF), principalmente por seus combos serem bem fortes e alguns dele podem ignorar magias graças ao armor que ele tem, porém, ele se recupera extremamente mal de seus golpes, o que então quer dizer que ele não pode errar muito, ou será o fim dele.


Carisma                                                                    


O que dizer dele? Ele é sensacional, o alívio cômico que a série precisava, que desde '94 estava bem tenso, inclusive, dentre os personagens que são paródias de outras, existe uma naturalidade dentro de Shingo, que mesmo sendo um Kyo sem chamas, faz dele um personagem memorável. Enquanto Kyo é um lutador arrogante, Shingo é um desleixado que esquece os golpes (MAX2 2002 UM) cai no meio de outros e não consegue nem se equilibrar bem, fora que ele faz tudo rindo...esse ''teatro'' dele compensa a falta de movimentos originais dele, que vão aparecendo aos poucos...mas nem ele sabe direito o que fazer.

 



New Order ( Nova Ordem )

O time mais WTF ( que não é edit ) de todos os KOFs tinha um desafios que era tentar mesclar no tema do time a essência dos 3 personagens ( Shingo com seu lado animado e despreocupado, Kyo com sua arrogância e Iori com seu toque sádico ) e conseguiram, veja como tema foi montado:

 00:40 a 01:00: Kyo Kusanagi ( Guitarra -Esaka-)
01:00 a 01:15: Shingo Yabuki ( Guitarra -Still Green )
01:15 a 01:25: Iori Yagami ( Saxofone -Cool Jam )

Curiosidades                                                            

Benimaru se lamentado segurando o corpo de Kyo, enquanto Shingo permanece quebrado.
Shingo foi um dos que sofreram as consequencias do Paradoxo do Ash, ao final de KOF XIII a história do final de KOF XI teria ficado mais ou menos assim: Iori entra no Riot of Blood sem causa aparente e quer matar Kyo, sem Chizuru para impedir, Shingo e Kyo acabam lutando contra Orochi Iori, mas Shingo que vence ele, muito ferido, ele acaba desmaiando enquanto Benimaru e Chizuru socorrem os dois.


Vocês entenderam a referência?
Shingo foi criado para representar o lutador amador, desengonçado mas muito focado, em suas estréia em KOF '97 deram bastante atenção para o personagem para quebrar o clima tenso que teria aquele torneio. Diferente de outros personagens que apenas aparecem para fazer graça, Shingo tem a dedicação de aluno e sempre quis aprender os golpes de Kusanagi.


Em KOF 2003, Shingo consegue soltar uma faísca de fogo!!! Sim, ele consegue!!!Mas aparentemente só ele consegue ver essa chama, mesmo assim ele já se sente tão confiante a ponto de considerar Kyo um rival, inclusive em KOF XI, Iori e Shingo são rivais de Kyo, que apenas vê em Iori motivo para brigar, ou seja, assim como Chizuru, ele é um equilibrio entre os dois.

SHIIIIIIINGOOOOO KICK!!!!!!

Takedo Koyasu é o dublador de Shingo, coincidentemente ele é um grande ator do Japão e já trabalhou com Masahiro Nonaka, dublador de Kyo Kusanagi em uma estação de rádio.

Shingo não possui nenhum rancor ou raiva por K' ( clone de Kyo ), inclusive brinca com ele e Maxima, dizendo que se fossem eles, iria adorar soltar fogos, mas eles nunca levaram o menino a sério, os dois são amigos por já terem dividido o mesmo time em Chronos of NESTS ('99-'01).

Mais uma partida? Mais uma...Kyo?

Shingo depois de KOF 2001 foi convidado por Saisyu Kusanagi para treinar com a família Kusanagi para aprender mais sobre as técnicas de fogo, os resultados de tanto esforço são mostrados em KOF 2002 quando ele agradece a Saisyu pelo treinamento, mas, por não ser um KOF canônico, Shingo executa o pseudo-fogo em '2003 e agradece novamente a Saisyu em XI.

Apesar de em seu perfil dizer que adora figurinos, nunca trocou de roupa em nenhum dos jogos, e na mesmo perfil, diz que ele odeia leite, isso ficou provado na galeria especial de KOF '97 quando Shingo chora ao receber uma caixa de leite de Natal.

Conclusão                                                                


Shingo é um dos personagens de KOF que não ficou apenas como uma mera cópia de Kyo, ele poderia, assim como Dan ou Sakura, soltar e controlar poderes parecidos com o do protagonista, mas não, ele não tem poder algum, e sua falta de movimentos é preenchida pelos maneirismos e golpes desastrados que ele faz, ele enfrenta de frente os mais fortes...e depois pede desculpas morrendo de medo, ele é uma peça, queremos Shingo de volta, só não ganha 10 porque não participou do XIII.

Nota. 8/10