Lucas P.
Lucas P. › Artigos Especiais

on

Vamos falar sobre o KOF XIV.


Eae pessoal, hoje vim trazer esse assunto polêmico e espero que a partir daqui a mente de alguns abram para as coisas.



A grande polêmica de KOF XIV dessa vez não são as coxas da Athena, os músculos do Ralf ou Ash...mas porque é em 3D, e por experiências no passado nós sabemos que a Playmore não sabia trabalhar com 3D direito, por mais que o KOF MI fosse divertido, ele não tinha a essência de um KOF, e sim de um Tekken com personagens com magias, foi uma série que inovou muito e arriscou demais, mas acabou criando um nicho bem restrito de fãs, ou você ama ou odeia essa série de jogos em 3D.


Para a nossa surpresa e alívio, ficou super hiper bem claro que XIV vai manter a essência dos três KOFs que mais fizeram sucesso da série, vamos recapitular eles rapidinho e então vamos para a análise...São eles:

·        '98: A Playmore ouviu fielmente quase todo mundo e trouxe dessa vez um jogo com a jogabilidade bem simples, que não quer dizer ruim, mas apenas menos dependente de anos de prática, cito como exemplo o XIII, se você ter prática nesse jogo, você simplesmente não dá chance ao adversário, dessa vez o XIV vai fazer que as lutas fiquem mais equilibradas (não igual o '98, mas algo igual o '98UMFE).

·        '02: O sistema de barras é quase regra nos jogos de luta, mas dessa vez, pegaram o sistema mais simples, bem parecido com o do 2002 UM, ou seja...terá combos e cancels, mas em um nível bem menos ''purgante'' que no XIII, que eu não achava ruim...mas era super depressivo tomar um combo do Kim, ou do Kyo, dessa vez, não precisará esmagar os botões ou fazer um curso de cancels.

·        XIII: O EX Move e o NeoMax (agora Climax Move) estão no XIV, mas agora precisará estar com a barra estourada, ou seja...usar um EX vai custar duas barras, isso parece meio ruim até por enquanto, porque é algo que eu não vejo valer a pena, é melhor eu gastar 2 barras com SDM que com um EX, mas vamos ver como vão utilizar isso. O Climax Move segue o mesmo estilo do XIII, sem grandes novidades...ainda...

·        The Last Blade/Garou: M. of the Wolves: O Wall Buncer (combo de parede) é uma coisa nova no XIV e no KOF em geral, após acertar um golpe super forte (eu não lembro qual o botão agora) o adversário é jogado na parede e ele fica vulnerável para combos, é algo legal...finalmente existe uma utilidade nesse golpe quando está no chão, e o Just Defense, que ainda não sabemos como funciona, mas é algo que já vimos em muitos jogos e em um deles foi o Garou.

Agora vamos aos gráficos e o jogo em geral, vou salientar aqui, que essa não será uma postagem de elogios ou só de criticas, mas precisamos reconhecer algumas coisas.

Para ajudar na análise, peguei algumas opiniões na página do Arsenal, que você pode conferir clicando aqui, vamos lá...

A ausência de X ou Y



O jogo terá um total de 50 personagens e ainda existe a possibilidade de DLC, ao todo foram revelados apenas 17 personagens, nem a metade ainda...esse é o KOF com um dos maiores números de participantes, que ainda vale lembrar, não é um Dream Match.

Alguns personagens, pelo XIII, já sabemos que não irão voltar nessa edição, como Duolon (que no XIII disse que voltaria a treinar), Shen Woo (Que voltou pra China e voltou a ter a mesma vida de antes) ou a Elizabeth (que depois de Ash não vê motivos para participar de torneios), ou seja, alguns personagens estão com suas histórias completas, e outros como Blue Mary, Jhun Hoon, Chris, Shermie, Yashiro etc...talvez tenham a chance de participar desse torneio, mas se considerar a lista vazada e algumas atualizações nessa, eles não vão aparecer e realmente temos que nos conformar com isso, não dá pra colocar 100 personagens em um jogo, tem que dar a chance para novos rostos e garantir que os clássicos apareçam.

Meu personagem não apareceu...

Tenham calma. É obvio que vai ter Athena, Ryo e Mai.

 Cenários vazios


Sim, essa é uma observação que eu fiz também, os cenários estão bonitos....mas estão vazios, KOF sempre foi reconhecido como um torneio mundialmente conhecido, com plateias cheias e alvoroçadas, mas dessa vez, não tem público ainda. Sim, ainda...Para mim, os cenários não estão completos ainda, e esses ajustes serão os últimos a serem dados, assim como as músicas.

 SF, GG XRD, Tekken, Moratl Kombat...etc...


Vamos analisar muito bem pessoal, esse é um ponto que se você não entender aqui, é melhor fechar essa aba e ir fazer outra coisa.

SF V, GG XrD, Tekken 7, MK X são jogos com orçamento altíssimo, e sim, muito alto, a Capcom tem várias séries, entre elas, Resident Evil e SF IV que são as que realmente geram muito dinheiro para ela, sem citar a Konami que tem horrores de séries, animes, mangás, jogos, direitos...ou seja muita coisa.

A Playmore está apostando, de novo, todas as suas fichas nesse KOF, e tem o investimento baixo, eles, provavelmente estão usando recursos desde 2014 que saíram os banners anunciando o KOF, bem inferior ao das empresas ''rivais'', isso é muito impactante, quer dizer, extremamente, para explicar, vou usar de exemplo dois pintores.

É como se eu te desse um quadro e um pincel para fazer uma obra de arte e para outra pessoa eu desse um ateliê completo, os dois tem chances de fazer ótimos trabalhos, mas é claro que aquele com mais recursos tem uma vantagem sobre o outro. Se esse menor conseguir chamar atenção para seu trabalho, aos poucos ele vai montando seu ateliê até chegar ao nível do colega que já tem tudo pronto, é questão de tempo, sorte, estudo e dedicação e aceitar as críticas para melhorar.

E outra, eu lembro de um evento anos atrás...

‘‘KOF XIII em plena era 3D usando sprite em 2D, esse jogo vai ser um lixo...’’

...aí então XIII foi destaque da EVO, foi indicado a prêmios, um deles o MTV Game Awards, e o jogo ganhou uma fama que não esperava, era um jogo que tinha tudo para dar errado, mas tudo mesmo,e no final...deu certo, mas vou deixar o link aqui se você quiser uma análise do passado.

 Novo design dos personagens.



O novo visual do Kyo é algo que já percebemos que não está dando certo, estão tentando a cada trailer mostrar uma mudança nele, mas ele está mais magro, a jaqueta fechada não cai bem nele, o rosto já tem mais plásticas que a Ângela Bismarchi,ou seja...existe um erro nesse design do personagem, eu estaria enganando vocês se dissesse que vai melhorar, mas não vai. O que eles vão fazer com o Kyo é arrumar as texturas até um ponto que ele fique aceitável. O que mantém a identidade do Kyo são os golpes dele e as poses, fora isso, parece uma versão que realmente deveria ter sido rejeitada do Nests Kyo. O que melhoraria o personagem do lugar onde ele está agora seria se eles arrumassem a textura da sua jaqueta, já vimos que a roupa dele não dobra bem e que as sombras não estão ajudando ele.


Iori segue um caminho legal, e porque legal? Iori está com o visual de rockstar, a capa ficou bem nele, mas ela precisa de ajustes de movimentos, a região do abdômen não está legal, apesar de eu saber que ela fecha por correntes e não por botões, está estranha a animação da roupa, mas diferente de Kyo, é perceptível que ele tem a mesma essência de antes, ''o personagem foda que solta fogo azul e tem cabelo vermelho'', o que ele precisa é de ajustes nas animações, e se conseguir, com certeza vai ser um dos melhores personagens.

Andy representa o que não deveria ser mostrado em trailer algum, a situação dele é tensa, muito tensa, extremamente tensa, péssima, horrível, e tenebrosa. O design do Andy é um dos melhores,a roupa consumida pela escuridão, os sapatos ninjas, a magreza do ninjas... mas ele está incrivelmente ruim graficamente, para se ter uma ideia, se colocar o Benimaru e ele lado a lado, é capaz de dizer que os dois não fazem parte do mesmo jogo, as pernas do Andy estão estranhas,ele não tem movimentos, o cabelo dele está uma coisa péssima de se olhar, a face dele está ruim de se olhar, os movimentos dele estão muito mal acabados, ele parece que está em fase beta do beta, se a Playmore quiser ser bem vista com esse jogo, eles precisam ajustar as animações e o modelo do Andy urgentemente.


Maxima e King of Dinossaurs são mudanças drásticas e que para mim são valorizáveis, Maxima está bem visualmente, ele é um ciborgue, e agora está claro, e digo...ele não será o único, mas precisa rever o rosto dele, porque falta um ar de ''tio'' que ele tem e o KoD é algo que achei incrível, sim, incrível, porque por trás de um bizarro dinossauro tem várias referências, e para quem conhece a cultura wrestler sabe que muitos dos lutadores usam ''totens'' para criar novas personalidades, como Tizoc que usava a cabeça de pássaro, Ramon que usa a de tigre, Raiden que usa a máscara, ou King do Tekken que usa até uma armadura de aço, para a cultura mexicana é cheia de referências, e talvez isso seja o gancho até para o Kyo J-Pop, mas o caso dele são vários erros na execução do design.


Os outros personagens não mudaram drasticamente porque são personagens que não precisam, as suas roupas são os seus carismas, como a King elegante e esbelta, a Kula e K' com os trajes clássicos, Terry com várias referências do FF1, Leona antipática (sim, ela é fria, sempre foi e isso é parte dela), Ralf chamando atenção e faz questão de tratar os ringues como palcos de guerra, Clark mais amigável, Angel tem um design tão bom que não precisa mudar,Robert e seu bigode latino-europeu, Benimaru mudou de roupa, mas não de maneirismo,está divino....não precisou mudar tudo e todos, se equilibrar entre o clássico e o novo o jogo vai trazer o DNA da franquia, termo que Oda utilizou tanto até hoje.

Não vai ter para PC

Gente, vai ter...quando? Não sabemos...mas é claro, óbvio, evidente que eles vão investir no PC porque sabem que é a 3º plataforma mais famosa entre os gamers, e óbvio que geraria lucro e fama necessárias para o jogo, e a Playmore não está em situação de ignorar esse fato.

 Exclusividade do PS4



Como já foi dito, a Sony tem investimentos e tem dado um suporte aos jogos maior que a Microsoft, isso não desmerece nenhuma das duas, mas a Sony investe nisso e mostra isso, a Microsoft não. Por trás dessa exclusividade, existem segundas intenções é claro, mas uma coisa que talvez não saibam, é que se paga para lançar um jogo, e não ''você é pago para lançar''. Com o suporte da Sony (um exemplo são as constantes Playtations Events que tem pelo mundo) é melhor você investir em algo que vai te dar um retorno, do que investir em dois que não vai dar a mesma base de um, para clarificar, vou usar o exemplo da escola.

Todas as escolas oferecem as mesmas matérias, porém você tem 3 opções. Você pode se matricular em uma que vai garantir que você seja ensinado, mas não garante o suporte dos professores, você pode se matricular na outra escola que vai te garantir o suporte no futuro e te ensinar as mesmas coisas que a outra, ou você pode se matricular nas duas apenas para dizer que está matriculado em duas. Considerando que a primeira opção, você vai investir na segunda por questão de segurança. Mas se a primeira melhorar, você investe nela, porque no final quem ganha é você.

 Fase beta



Sim, o jogo ainda está no beta. E eu vou dar uma noção para vocês, esse jogo deve sair em dezembro desse ano, ou seja, daqui uns 10 ou 8 meses, nós vimos que em um mês o jogo alterou bastante, e vou usar o Kyo do vídeo lá encima para deixar claro, ou seja, esse jogo vai sofrer muito ainda, vai levar pedrada, está levando, mas o mais importante, existem coisas por trás disso.

Estamos vendo, e não adiante negar, que estão tentando melhorar o máximo o visual do jogo ( e que sim,sabemos que está visualmente inferior aos concorrentes dessa geração), dando movimentos, cores, sombras, closes, animações, existe dedicação nesse jogo e eu acredito que o produto final do KOF XIV vai ser um dos melhores da franquia. E como já virou costume, vou usar o exemplo do PC.

Todos amavam o Windows XP, mas ele era ultrapassado, então veio o Windows Vista, que foi o erro da Microsoft, mas mesmo com tantos erros, ele é algo usável e interessante, que foi a porta de abertura para o Windows 7, um dos melhores e mais usados da Microsoft, e o processo se repetiu com o 8 e 10...

Ou seja...são com os erros que a gente aprende, você não nasceu correndo maratona, teve que engatinhar e levar muito tombo e arranhão até chegar onde quis chegar. KOF XIV está engatinhando, o sucesso dele, a dedicação dele é o que é necessário para ver no futuro um XV com gráficos melhores, história, e etc...Se não tentar, nunca vai evoluir.

 KOF morreu no '9...



Por favor, se retire do meu blog.