Lucas P.
Lucas P. › Artigos Especiais

on

Estereótipos nos jogos de luta: Intencional ou coincidência?

  

O uso de clichês e estereótipos é interessante até certo ponto, pois ajuda o destinatário ( a quem algo vai ser apresentado) a interpretar e entender um personagem de maneira mais fácil. O problema é que o uso excessivo deles pode ficar entediante, até mesmo ser desagradável, e dar a sensação de falta de esforço do(s) criador(es), e também uma completa falta de originalidade, usando os temas típicos (ou será típicos temas? ... bem, é o mesmo).


Sim...esse texto já apareceu no Arsenal anos atrás, mas esse faz parte de atualizar algumas postagens que tinham graves erros de tradução ou imagens de baixa qualidade, dessa vez, a tradução está bem mais coerente e as referências estão com os nomes dos jogos e imagens mais atuais. Aproveitem.

Estereótipos são comuns em todos os meios de comunicação: cinema, quadrinhos, mangá e jogos .Neste artigo, vou ser um pouco mais específico sobre jogos e focar os estereótipos utilizados no combate, em que preconceitos mais comuns são usados
​​na criação dos personagens e temas que geralmente associamos ao seu sexo, origem, raça... continue lendo e descubra que clichês são esses...


Quando falo de "jogos de luta" leia-se sagas e videogames neste gênero (Street Fighter, Tekken, Fatal Fury, Mortal Kombat, ...), a ter lugar no "mundo real" por assim dizer (tão real quanto é um mundo que permite que você veja hadokens,ironia, não é?)ou seja...onde existe uma linha de lógica entre a vida virtual e a real. Não entra neste artigo, portanto, os jogos de luta baseados em outras franquias (Smash Bros), em Comics (Marvel vs Capcom), em Manga (JOJO Bizarre, Dragon Ball, Narutos, ...), para não romper com o tema do artigo.




Finalmente, um aviso: uma vez que a maioria dos jogos de luta vêm do Japão, estereótipos amplamente correspondem aos temas utilizados pelos japoneses, franquias ocidentais como Mortal Kombat ou Killer Instinct geralmente caem menos nesses estereótipos.


As três nacionalidades obrigatórias

Inevitavelmente, três países sempre tem representantes em um jogo de luta e com o passar do tempo são adicionados cada vez mais personagens destas três nacionalidades, que, muitas vezes chegando a metade ( ou mesmo mais) do elenco total de um jogo. Refiro-me ao Japão, os EUA e a China, que vamos analisar com cuidado.

- Japão –

Como eu disse anteriormente, a maioria dos jogos de luta vêm do Japão e inevitavelmente este país será sempre representado, sendo o país com mais lutadores e, portanto, tende a ser aquele que oferece mais variedade (que joga com a vantagem dos números). Ainda assim, em termos de artes marciais,bao parte deles se resumem em Karate, Aikido, Ninjutsu, Sumo ..., há exceções, mas geralmente é um praticante de artes marciais japonesas.

Tipos frequentes de personagens

O Karateka : É o mais comum de todos. A Prática de karatê (no jogo) quase nunca é autêntica, mas uma versão ajustada de um estilo já existente na vida real (Ansatsuken em Street Fighter, Mishima em Tekken , Estilo Kyokugen no KOF, etc) que, aliás, só pode ter sido ensinado por um membro da família ou um professor , nunca em dojos urbanos, o que seria o correto e normal (apenas os Sakazakis tiveram uma visão diferente e evolutiva).




O Ronin : Nunca um samurai aparece nos jogos de luta ou contexto histórico que permite que armas de uso, raramente naqueles onde as lutas são desarmados. No geral, a contrapartida de karate para os jogos em que a luta é armada.Ou seja...onde houver espadas, sempre terá esse tipo, apesar do termo Ronin ser usado para samurais que não tinham mestres, alguns destes tinham, mas a influência desses era tão pouca que se tornava quase irrelevante ou até desconhecida.



O Ninja (e a Kunoichi) : Quase sempre um jogo de luta tem ninja,por quê? Porque ninjas são legais! Curiosamente se o jogo for Ocidental, o lutador japonês cairá para este tipo de personagem (Scorpion em Mortal Kombat, Iago em Killer Instinct , Habaki em Kasumi Ninja...). Há uma curiosidade sobre o gênero: Homems tem tendência a serem extremamente abafados em seus trajes, já as mulheres aparentemente esquecem parte da roupa em casa...



*Não pense que essa pouca roupa é inútil, a ninja usa pouca roupa seduzir e matar o oponente...enquanto vocês ficam olhando os seios da Mai, ela já te partiu em dois e está tomando chá rindo da sua cara.

Aluna: Quase todas as lutadoras japonesas são estudantes, de personalidade jovial e deve existir uma regra ou lei que ela usem praticamente o mesmo estilo de luta (se não for o mesmo) do protagonista ou herói (Sakura/Ryu-Ansatsuken, Ryo/Yuri-Kyokugen, Jin Kazama/Asuka-Style).

A rival da aluna: E não me pergunte o porque, mas se ela tiver uma rival, esta será adolescente e loira.


O Yokozuna: Para quem não sabe, o Yokozuna é o posto mais alto no sumô. Esse tipo de personagem é menos comum do que os outros, mas as franquias mais famosas costumam ter um...e são praticamente o mesmo personagem.


- Estados Unidos -

Como o Estados Unidos é o maior mercado do mundo de videogames, sempre teremos personagens dessa nacionalidade, mesmo quando nunca historicamente não existia como o país que hoje conhecemos como o famoso caso em Samurai Spirits de Galdford...que os Estados Unidos existe no jogo antes dele existir historicamente (viagem no tempo? Quem sabe...)

É a principal fonte de lutadores caucasianos (sim, eu sei que os personagens artisticamente asiáticos não são muito diferentes dos brancos) que caem em termos físicos o estereótipo de que os japoneses costumam dar os ocidentais: alto, loiro e de olhos azuis. Raros são os lutadores caucasianos que estão fora deste padrão. Embora, claro, há pessoas assim nos Estados Unidos, mas para uma população muito pequena. A razão para isto é que, como personagens asiáticos são principalmente morenos, seria uma chance de trazer mais variedade.

Além disso, por causa de seu estado multirracial, os Estados Unidos vêm a calhar quando colocam lutadores de minorias étnicas, principalmente negros e nativos americanos, em menor medida, necessários para trazer os jogos para a pluralidade para que ninguém se sinta discriminado. Rara é a série de jogos de luta que não incorporam, pelo menos, um destes.

Personagens Frequentes

O ''Legal'': Esses personagens não são conhecidos por seu estilo de luta, mas por sua personalidade, geralmente vistosa, arrogante e desafiadora, que muitas vezes são viajantes. Normalmente a sua existência é ser o oposto do lutador japonês (geralmente séria e disciplinada) já que este é mais arrogante e rebelde. Então, normalmente, sua concepção é a de ser um amigo e rival do protagonista do jogo (uma relação Ryu/Ken, Terry/Ryo, Galford/Haohmaru).


As Forças Armadas: Sim, sim, nada de estudantes americanos e sim as Forças Armadas Americanas (acredito que nesse ponto, até as diferenças já estão estereotipadas)  o conceito de América como um continente não existe em seu dicionário. Puro legado de Hollywood,do cinema de Reagan,trazendo personagens com patriotismo americano, que ás vezes chega a ser enjoante ... bem, vestuário militar é quase sempre o mesmo,e não muito interessante e é o que normalmente caracteriza esses personagens.

Essa bandeira no braço do Guile não é uma tatuagem e sim uma marca de nascença (O_O)

O Negro: É assim que denominam os negros: musculosos lutadores geralmente com elementos raciais muito estereotipados, muitas vezes acompanhados de cena Hip-Hop e roupas ao estilo Ganster. Mesmo lutadores como Balrog em Street Fighter ou Jax em Mortal Kombat, que não foram concebidos desta forma, ao longo do tempo adquiriram alguns desses estereótipos (perceptível nos ternos laterais). Os praticantes de artes marciais são geralmente baseados na força física para Boxe e Muay Thai, para não dizer todos.


O Índio: Mais cedo ou mais tarde acabaria aparecendo um.  Não existe explicação para quando você vê um desses personagens, são quase sempre ''armários'', isto é, mais de dois metros de altura, músculos grandes e lutadores de corpo a corpo (utilizado wrestling). Com nomes de animais (geralmente aves), e geralmente emplumados dos pés a cabeça para convencerem que são índios. Se você pode usar armas no jogo, eles certamente empregam um par de machadinhas.


- China –

China, berço do Kung Fu, lugar de filmes de artes marciais e produtos falsificados, é a terceira nacionalidade mais presente nos videogames.

Como não poderia ser de outra forma, o berço das artes marciais não pode ficar de fora então é claro que a inclusão de um lutador Chinês é quase obrigatória. E este sempre vai usar artes marciais chinesas, mas graças à grande diversidade destas, a variedade está assegurada, embora há alguns estilos que são repetidos mais do que outros.

Na verdade, ao contrário dos outros dois países, este tipo de personagem não tem que nascer exatamente na China, Hong Kong pode ser (embora mais recentemente é uma região com estatuto especial dentro do país) de um bairro chinês (geralmente americano), mas de um modo geral, não são muito diferentes.

Tipos mais frequentes

O clone de Bruce Lee: Um dos mais usados ​​em jogos de luta é a introdução de um clone de Bruce Lee. Tais personagens são em sua maioria um tributo, por isso sempre tomam os elementos que caracterizaram o famoso ator/lutador em seus filmes, como feridas garra no peito roupa de cor amarela com listras pretas, nunchaku, etc... E os típicos gritos "WAACHAAA!".


Velho Mestre: Um dos personagens mais dos filmes de artes marciais é o velho mestre. Geralmente tem pelo menos 70 anos e, muitas vezes é injustiçado por sua altura, mas não se deixe enganar por esses detalhes. A sabedoria oriental é capaz de fazer destes os lutadores mais fortes de um jogo.


A Garota Chinesa: Todas as lutadores da China caem neste arquétipo. Sim, também lutadores japoneses e norte-americanos, mas a lutadora chinesa se destaca tendo o mesmo gosto em sua aparência. Eu explico melhor, qualquer lutadora chinesa que se preze TEM que usar um Qipao e muitas vezes penteiam o cabelo com penteado "Bombom" e / ou tranças...seria um milagre para sair deste padrão.


.Será que elas vão todas para o mesmo estilista chinês? 

O bêbado: Este um dos mais populares estilos marciais e também um dos mais repetidos em jogos de luta, o praticante de "boxe bêbado"(Druken Fist), que normalmente é descrito como um bêbado que bebe sempre alguma coisa cheia de álcool de arroz (sakê) antes, depois e até durante os combates. Só para esclarecer, apesar de este muito elogiado, para praticar esta arte marcial tem que estar perfeitamente sóbrio... o que não faz sentido, mas as artes chinesas são bem peculiares quanto a lógica.




E no restante do mundo?

Nós já vimos as três nacionalidades que sempre terão um representante em cada jogo de luta. Obviamente, nem tudo será o Japão, a China e os Estados Unidos, também deve incluir personagens de outras partes do globo, para aumentar a diversidade e variedade de lutadores. Agora eles vão por continentes e especificar quais os países que muitas vezes são os mais freqüentes, assim como os estereótipos mais comuns.

- Europa -

Muitas vezes, todo o jogo de luta contém pelo menos um lutador da Europa, em sua primeira versão. No geral, a aparência física cai no mesmo estereótipo de que os ocidentais, muitas vezes alto, loiro e de olhos azuis (embora o norte na Europa seja realmente marcado por esse tipo de pessoa), mas com um pouco mais de variações;

Como a Europa é um conglomerado de muitos países, cada um tem suas características próprias e não uma arte marcial que marque o continente (me parece que o Savate é super comum), isto permite que os personagens europeus sejam mais variados e diversos. Muitas vezes, certamente, quando você entra em seu país de origem são adicionados outros estereótipos específicos associados com aquele país.

Tipos de personagens

O Nobre : Independentemente de saber se a história do jogo se passa no passado ou no presente (mesmo no futuro), muitas vezes, o lutador europeu geralmente pertence a um estrato superior da sociedade, cuja casa é um castelo ou uma mansão com um jardim do tamanho de sete campos de futebol, ou mais, para deixar claro que são podres de rico e socialmente superiores. Apesar do título, não tem que ser de origem nobre, apenas alguém que é milionário sujo, o que permitirá um estilo de vida condizente com um nobre (mansão, exército, frescura de servos ....). Geralmente, este estilo de vida vem com uma atitude arrogante.


A plebe nunca entenderá a sofisticação de um lutador europeu.

O Cavaleiro: Em qualquer jogo de luta com espadas, há um personagem Europeu envolto de uma pesada armadura e empunhando uma espada, muitas vezes quase tão grande quanto ele.


A Esgrimista: Outra classe de personagens nestes jogos de luta no estilo europeu de lutar com armas, também será quase garantida a presença de uma destas. Às vezes, aparentemente mais frágeis,serão boa parte mulheres e quase todas estas destemidas e não se importam de entrar em combate usando menos armadura que os cavalheiros.

O Punk Inglês: Se o personagem não for um refinado cavalheiro (geralmente francês), o Inglês, é um punk, cafetão violento cujo gostos musicais variam entre o Hard Rock e Heavy Metal e, certamente, usam armas próprias. Parece ser o contrário do francês.


O francês esgremista: Em geral, quando não há armas, o francês não se enquadra em quase nenhum arquétipo,mas alguns deles se enquadram nos nobres...agora, quando espadas estão envolvidas, o esgrimista é de origem francesa, como se fossem os únicos que poderiam dominar a nobre ''arte da folha'' ou espadilha.


Toureiro espanhol: Esse estereótipo grita, mas, apesar de ser uma marca espanhola, não quer dizer que todos eles precisem carregar o sangue dos Coliseus para os ringues,mas eles carregam e todos eles carregam o ''ar'' toureiro de bônus.

Infelizmente, eles são o passado, o presente e o futuro dos combatentes espanhóis de jogos.

Alemanha Fitness: Os lutadores alemães muitas vezes representados por tipos que são geralmente com dois metros de altura e com um corpo bem trabalhado, Eficiência Germânica também no físico. Com as armas, então eles serão geralmente Cavalheiros robustos.


Charme da Itália: O galã de jogos de luta! Se um lutador é italiano geralmente será o típico Casanova (rico e bem sucedido), e às vezes estará envolvido em um relacionamento romântico, seja em sua história, sua origem ou diretamente com qualquer um dos lutadores.


Romênia: Transilvânia mais especificamente. Se o torneio de luta livre permitir a presença de criaturas sobrenaturais do próprio folclore europeu, como vampiros, não duvide por um segundo que este será romeno.
URSS/Rússia: Ao contrário de países anteriores, eles caem no estereótipo que eu chamo ''camarada'' (ler com sotaque russo). Personagens russos são muitas vezes Grip (Lutares de Sambo) e estão normalmente relacionados com um maior ou menor grau, com o exército russo e/ou a ex-URSS, de modo que quando há um personagem que é um soldado da Marinha norte-americana, então, haverá um russo.



Sul/Leste/Norte Europeu: A presença de outros países europeus é muito menor e menos estereotipada. Para começar, podemos nos referir à Grécia, mas a verdade é que eu não sei se deveria colocar este país já que quase todos os lutadores gregos que eu conheço estão série Soul Calibur, e todos caem no arquétipo do herói clássico, ou seja, o típico herói mitologia grega, com alguma relação com os deuses do Olimpo e uma linha de roupas com Hellas.

Países nórdicos, ocasionalmente, aparecem e não há um fato curioso com os nórdicos. Se a história é um jogo onde você permitir o uso de armas, então o norueguês (Nordic) é inevitavelmente um Viking. Pelo contrário, se o jogo de luta tem lugar no mundo de hoje,como a Suécia, ao contrário de outros, não segue um estereótipo claro. Outro país que é freqüente é a Irlanda, mas não há nenhuma caracterização deles. Dos outros países temos menos presença.
- Ásia -
Já vimos que o Japão e a China são os principais representantes do continente asiático, mas não os únicos, diferente dos europeus que não tem um estilo próprio e único para cada país, os asiáticos têm.

Coréia: Como uma arte marcial é irreversivelmente ligada ao do país, você pode facilmente reduzir tudo ao Taekwondo, Taekwondo e Taekwondo e, portanto, não praticado de outra forma a não ser o Taekwondo. Em termos de personalidade (popularizado pela SNK), muitas vezes os defensores fervorosos da justiça. A exceção a isso é (na personalidade, não no estilo) Juri Han, que nasceu um pouco como uma piada.


Tailândia: Assim como a arte marcial coreana é indissociável,se os coreanos eram todos Taekwondo, Taekwondo e Taekwondo com a Tailândia é tudo Muay Thai, Muay Thai e Muay Thai. Eles geralmente têm uma anatomia fina, mas fibrada e, em geral, são caracterizados por serem bastante ágeis em combate (exceto Sagat que é uma massa de músculos).


Indianos: Indianos são representados quase sempre por monges praticantes de ioga e eles tem praticamente uma referência clara ao Dhalsim.

 - América -


Se não fosse a presença do Canadá, intitularia esta seção como a América Latina, porque, como eu disse nos artigos de personagens americanos em videogames, representantes desse país são reduzidos a praticamente dois países: o México e Brasil.

CanadáEmbora comum em jogos de luta, eles não têm tópicos associados (bastardos sortudos,hein). Eles poderiam ser perfeitamente definidos como "versão light" de personagens americanos, já que eles costumam usar elementos similares dos EUA.


México: Lutadores mascarados, puros e simples.Parecido com a Coréia e a Tailândia, os lutadores mexicanos são monotemáticos: Todos praticam Wrestling, todos usam máscaras coloridas e empregam pseudônimos em vez de seus nomes reais ... OK, que a luta no México é um fenômeno de mídia, mas hey, eu acho que existem outros estilo por lá...Certo?

Brasil: Se o negro não está nos EUA, então está no Brasil. Os brasileiros são mais variados do que os mexicanos sobre a arte marcial, mas vai depender do que lugar.Se o lutador brasileiro vem da cidade, então quase certamente será um capoeirista (e mesmo que não seja, continuará a ser um especialista em chutes).

Amazônia: Que assim como o nome sugere, é um nativo da floresta tropical brasileira e é geralmente o equivalente sul-americano em contrapartida aos índios norte-americanos. Então, temos lutadores que se caracterizam por ter aprendido suas técnicas de luta baseadas em lutas com onças, jacarés e outros animais selvagens ... o engraçado é que muitas vezes eles são retratados como guardiões da natureza e buscando proteger sua flora e fauna.



Venezuela/Bolívia/Argentina e outros países menores: Geralmente tem menos presença do que outros países latino-americanos e são praticamente desconhecidos. Geralmente eles são usados ​​como uma versão clara dos estereótipos dos mexicanos e brasileiros, às vezes misturando elementos culturais.

Outros lugares do mundo...

África: O eterno discriminado, há muito poucos personagens originários da África sub-saariana, embora a maioria das pessoas negras estão aqui, como eu disse, quase todos os lutadores negros estão no continente americano. Assim como os da Amazônia, também muitas vezes os africanos são vistos como defensores da fauna e flora.


Oriente Médio: Países árabes (especialmente a Arábia Saudita) não tem muitos representantes nos jogos de luta, mas os poucos são muitas vezes caracterizados por uma série de características bem definidas a serem identificados como árabes perfeitamente. Você só precisa definir seu gênero para ver qual estereótipo cair. Se o personagem é do sexo masculino, vai certamente parecer um beduíno (nômades do deserto), e muitas vezes têm a habilidade de invocar espíritos durante as lutas. Se for mulher, então vai se parecer com algo Belly Dance.



Australianos: Na medida em que uma série de luta é boa o suficiente para incluir um lutador australiano (já que a Nova Zelândia não existe praticamente), este vai ser muitas vezes caracterizado como sendo um musculoso grande . Eu não sei todos são assim por lá...mas que os estereótipos caem no mesmo tipo fisico e mental, caem sim.


Robôs: Estes não pertencem qualquer país, uma vez que geralmente têm origens muito diferentes, tudo depende da decisão tomada pelos desenvolvedores no momento, mas o que eu gostaria de saber porque exigem a inclusão de robôs em jogos de luta...

FONTE: http://www.pixfans.com/estereotipos-de-los-juegos-de-lucha/

Então pessoal, vale lembrar que esse texto é baseado em nacionalidades, claro que existem muitos outros tipos de coincidências e estereótipos nos jogos e nos de luta em geral, deixe sua opinião sobre assunto e que outras referências vocês sabem, além das que estão aqui! E quais jogos surpreenderam vocês!!