Lucas P.
Lucas P. › Análise , Game

on

[KOF XIV - Análise de Time] South America(?) Team!



Olá brasileiros e brasileiras, hoje é dia de análise...e soltem as serpentinas que o Brazil South América Team chegou sambando com socos de ninjustu!


Trailer, como de costume



A SNK sempre teve problemas em trazer a série para o ocidente, uma de suas tentativas foi lá no ’94-’98 ao trazer o USA Team, que era o time Norte Americano, com um jogador de futebol americano, um jogador de basquete e um lutador de boxe. O time deu tão certo que ele ficou no coração de todo mundo, mas por causa de algum problema, eles deixaram de aparecer desde o KOF ’98.

Em XIV, agora temos o Mexico Team (três lutadores de ‘’lucha libre’’, e o South América (Brazil) Team (que vamos falar), ou seja...As Américas estão bem representadas dentro da série KOF, mas vamos rezar para um dia o USA Sports Team voltar.

Hoje nós fomos apresentados ao que quase seria o Brazil Team, mas não foi porque nossa nação não tem estrutura pra isso, então ficou South América Team.


          A música do time se chama COCO! e desde os testes beta ela vem se destacando por ser...alegre! E ele faz uma clara referência a os três ‘’símbolos de cultura’’ do Brasil: Samba e Futebol: No tema podemos ouvir pandeiros, batuques e outros instrumentos clássicos dos desfiles de samba, fora que toda a sinergia da música por si só deixa bem claro isso e depois vemos a entrada triunfal da referência ao futebol com os apitos que pela primeira vez não achei o som deles irritante, e a Natureza, o nome do tema é uma referência ao tucano de Zarina, COCO, do qual falaremos depois. É um tema extremamente divertido, e com certeza ao lado do Venatore Ballare e Saxofone Under the Moon é o meu preferido.



O cenário dessa vez não é a Amazônia Paleolítica do XIII, mas, as Cataratas do Iguaçu, localizadas na fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai, e ele se destaca por ser tecnológico e natural ao mesmo tempo, quebrando um pouco a imagem de que a América do Sul é desprovida de tecnologia. Ao fundo podemos ver estufas com letreiros luminosos, algumas plantas tropicais, e em algum lugar escondido nesse cenário podemos ver um símbolo encravado em pedra do KOF, o que leva a algumas suspeitas: Será que o modo história vai ser possível ver o cenário de ângulos de outros observadores? Ou seja, de lugares que não sejam os ringues? Igual no XIII onde podia se lutar no no terraço do Coliseum e observar a luta de Kyo e Elizabeth do telão? Veremos...

O chão digital, segundo a SNK, é um charme adicional para contrastar com a natureza, e pessoalmente eu achei incrível, quebra realmente um pouco a imagem de ultrapassados que temos.

Falando em evolução...

Nelson                                                                                  

Nelson é um dos novatos do KOF, mas não em lutas, já que apesar de jovem, sempre foi um prodígio no boxe, mas um terrível acidente de carro fez ele perder um de seus braços e deixou sua esposa Liccia em coma, mas graças a um braço biônico de alta tecnologia ele foi capaz de suprir a perda do braço, mas não da esposa. Ele luta na esperança que seja um The King of Fighters e por sua esposa, ainda em coma. Mesmo com um passado tenebroso, ele gosta de churrasco (aparentemente isso revela que ele seja do Sul) e come muito, pois odeia perder peso (claramente aqueles bodybuilders) e pratica todo tipo de esporte e adora ver as pessoas praticando também.

Gameplay

POW!

Nelson é o Gai Tendo/Heavy D! do XIV, seus golpes são todos praticamente direcionais, ou seja, praticamente não existe meia-lua nos golpes dele, o que o torna um dos mais diferentes em jogabilidade, ao lado de Angel.

O primeiro combo de Nelson inicia com um gancho, seguido de um tipo de agarrão onde ele dá vários socos na barriga do oponente (lembra muito um outro golpe do O. Chris) seguido de outro gancho, esse combo bem básico tirou apenas 15% de LP.

Outro golpe é mostrado, onde ele usa sua Esquiva EX para desviar de projéteis, abrindo oportunidade de punir o adversário. Ele pune Robert com dois socos e uma enterrada, esse combo tira aproximadamente 12% de LP.
           
Seu terceiro combo, ele começa com seu HP, seguido de um soco médio, ele dá gancho e rapidamente salta para o outro lado do oponente, recebendo carinhosamente ele com seu SDM que basicamente é Critical Punch, seguido de outro soco com seu braço biônico, esse combo sozinho foi capaz de tirar aproximadamente 50% de LP, mas ele ainda faz um Climax Cancel, onde dá uma investida no oponente, dando uma surra nele, terminando com um gancho dramático e um pose de vitória bem exibida...essa apresentação causou 72% de dano, mais dolorida que a Sylvie e Chang (70%).

Observações

Nelson não causa tanto dano se não for pelo uso de seus DM, SDM ou Climax, sua jogabilidade é bem rápida e versátil, deve se ter atenção , já que ele não usa as pernas e seus socos que tem hitboxes, digamos, incomuns. Ele é aparentemente um personagem que é bastante bom de pressionar oponentes que precisem carregar golpes como Ralf, Sylvie e K’, mas outros lutadores que usam magias e luta, como Benimaru e Iori podem representar problema para o jovem, que depende de sua esquiva EX para ser ofensivo contra eles, ou apenas oportunidades. Nelson vai ser um personagem bem incomum que poucos saberão de como lidar contra.


Bandeiras                                                                             

Bandeiras é um homem que desde criança era fascinado pelas artes ninjas, um dia, ele recebeu um amuleto ‘de proteção a família’ de um turista e guarda esse amuleto como bem mais preciosos. Ele cresceu e sozinho aprendeu várias técnicas Ninjustu e criou o próprio estilo de luta, o Brazilian Ninjutstu Arts (antes era o Brazilian Art of Invisibily) e ficou tão animado com essa ideia que acabou criando um dojo, mas com essa crise, ainda nenhum aluno se matriculou, uma pena.Ele vê em KOF a chance de popularizar sua arte e assim atrair seus primeiros alunos. Bandeiras deve provavelmente morar na Liberdade-SP e também deve ter montado seu dojô por aí, isso por causa de toda a história tradicional do bairro.

Ele gosta de sushis e assim como Nelson, é bom em qualquer esporte...mas uma coisa que ironicamente Bandeiras não gosta é de sapos, porém, quase todos seus golpes vem da série Naruto e a relação sapos e ninjas vem desse anime também, será que existe uma cena deles que possa ter traumatizado tanto ele assim????

Gameplay

Artijustus do Ninjutsu Brasilkodan!!!

Seu primeiro combo é iniciado com seu HK (Chute forte) que diga-se de passagem, é um chute bem complexo, seguido de outro HK, então ele estoura a barra e usa um de seus golpes ninjas que ele faz um ataque de pressão ( a lá haddouken ) e faz as combinações EX desse golpe, onde ele se teletransporta para as costas do oponente, dando uma rasteira e depois surge no ar com o mesmo golpe de pressão, dessa vez com apenas uma mão. Essa ninjice deu 20% de dano.

Seu segundo combo, ele dá um LP (soco fraco) seguido do mesmo golpe de pressão e aplica seu SDM, onde ele fatia o oponente com ataques de ar (sim, isso é possível, segundo One Piece, de onde esse golpe veio) e ele termina com uma ‘’facada’’ e ao final limpa o sangue imundo de seus oponentes, causando 40% de dano.

Seu terceiro combo, ele acerta um HP, seguido de um de seus Comand Moves e faz uma voadora louca ( K’ feelings ) e emenda com seu SDM, que se resume em um jutso da palmada forte no chão (?), onde ele causa dano a sua volta, nota-se que a recuperação desse golpe é instantânea, mesmo assim, ele faz um Climax Cancel, onde ele reúne todas as forças dos ninjas ancestrais em jutsos duvidosos e dá uma investida no oponente, que acertada, faz ele criar uma imagem de si que aplica golpes no oponente junto de Bandeiras, ao final, ele chuta o manequim Andy pro alto, e aplica seu Izuna Drop, atestando que Bandeiras é de fato um ninja. Isso tudo causou 70% de dano! Kawai-Desu!

Observações

Bandeiras por ser um ninja, é pra ser rápido, e ele é, bastante e diferente do equilíbrio de outros personagens, como Kukri, ele deveria causar menos dano, mas não...ele causa um dano bem alto, mas não poderia ser tudo tão bom assim, ao contrario de Nelson que tem hitboxes muito boas, Bandeiras tem os ataques básicos bem regulares, seus chutes, socos, são ‘’estranhos’’ e desafiam quem vai jogar com ele e quem vai desafiá-lo, o preço a se pagar por ser rápido e forte é aproveitar a oportunidade quando o oponente errar um golpe. Ele não vai ser um lutador de muita pressão, mas ainda assim é um perigo. Se vai existir um personagem que pode surpreender os Top Tiers, esse é o Bandeiras.


Zarina                                                


Nós fomos apresentados a Zarina, e um pouco da sua hitória foi revelada.
Ela é uma garota sorridente e simpática, achou no samba movimentos que ela poderia usar como luta (sério SNK? Porque não disse que era capoeira logo?) e gosta de bater com ritmo, sua missão é entrar em The King of Fighters para ter a chance de proteger o habitat natural de seu tucano, COCO, que está em extinção.

Um das coisas que mais intrigavam as pessoas era a nacionalidade dos personagens do time, com Nelson e Bandeiras sendo brasileiros, as chances de Zarina também se mostraram grandes, mas, ela é Colombiana, maaaas...vive no Brasil, ou seja, para não fazer um Brazil Team, a SNK fez a mãe de Zarina dar um corridinha na Colômbia, ter ela e voltar ao Brasil...ela é uma garota bem simpática, gosta de volêi de praia ( Kukri também, e é por isso que ela está batendo nele), doces, samba e de seu tucano...mas se tem algo que ela odeia é gente mal educada, ou seja, ela vive em um mundo utópico no Brasil. Considerando as técnicas de samba e capoeira dela, podemos supor que ela seja baiana ou até carioca, mas o estado de cada um não foi divulgado.

Gameplay

Caliandra Tornaaaaaaaaado!!!

Em seu primeiro golpe vemos Zarina fazer um malabarismo, causando 100% de dano no seu coração.

Em seu primeiro combo, ela aparentemente começa com seu HK e um combo de pernas, muito semelhante o que Shermie faz em NGBC, esse combo bem básico causa 12% de dano.

Seu segundo combo, ela ataca com outro chute e emenda com um....golpe rasteiro de capoeira, causando não muito mais que 10% de dano.

Vou mandar a mão na tua cara se me comparar com a Laura de novo!

Seu terceiro combo, ela derruba Kukri no chão e avança para dar um bundada crítica em suas costas, esse é provavelmente o agarrão dela e causa 10% de dano, padrão, ainda nos agarrões, ela puxa Kukri para frente e dá um pontapé no ar, jogando ele para longe, e ela, se recuperando como um diva tropical, também causando 10% de dano.

Em outro golpe, ela dá o CD dela, que aparentemente é MUITO rápido, causando 8% de dano.

Ela ainda dá outro agarrão em Kukri, pulando por cima dele (a lá Shermie) e golpeando com uma joelhada sua costas, causando, de novo, 10% de dano.

Seu quarto combo, ela inicia com o HK, seguido de um chute em arco de capoeira, esse combo de um botão causou 18% de dano.

Bandeiras: OMGohai-desu!

            Seu quinto combo ela parece dar um chute forte (aparentemente Zarina não usa as mãos para fazer socos (igual Jhun Hoon), então todos eles serão feitos com os pés, ao contrario de Nelson que não dá chutes (igual Heavy D!), e Bandeiras que faz os dois de forma exótica), seguido de um Command Move e emenda com três ganchos de pé! Causando 15% de dano.

Seu sexto combo, ela parece usar o HK, emendado com uma rasteira e...faz um golpe giratório abrindo um arco de pernas, causando 20% de dano.

Em mais outro golpe, ela espera seu tucano pousar em seu ombro e faz uma pose simpática, causando 200% de dano!

Seu sétimo combo (sim, ela bate muito), ela já começa com seu chute giratório e cancela com seu SDM (Vou sambar na sua cara!) e invoca um pilar de Caliandras do Cerrado (eu tenho 80% de certeza que é essa flor) causando em torno de 35% de dano, um dos menores, considerando um SDM.

Esse brilho você não tem Nelson...

Seu oitavo combo, ela começa com seu HK, seguido de um combo de pernas e outro SDM (Aqui não é bagunça!), onde ela se irrita e faz um combo de capoeira terminando com sua bundada crítica de Caliandras, causando 40% De dano!

Seu nono combo, ela usa um Command Move e emenda com seu Climax Move, onde ela dá um chute tão forte que cria um tornado de Caliandras, fazendo oponente voar, nos céus, Zarina contempla sua dor com o perfume do seu desespero e se prepara para saltar, fazendo um salto de quilômetros de distancia e derrubando o oponente com sua bundada crítica, que por um milagre não quebra o chão do cenário,e invoca umas caliandras para dar um charme no final,esse combo de perfume e flores causa 40% de dano...sim...apenas 40%.

Observações

Zarina vai ser o oposto de Nelson e Bandeiras, seus golpes vão ter grandes alcances e causar muitos hits, possibilitando combos variados, porém, ela foi punida em dano, seus combos, aparentemente não devem causar mais que 40% de dano, mas isso considerando apenas o que vimos nos trailers e que não foi apresentado nenhum EX dela, podemos esperar que ela seja muito parecida em jogabilidade ao Kim (combos curtos, de pouco dano, mas de grande prioridade), ela não será de pressão, mas também não ficará pressionada, no time ela representa a velocidade sem o dano. Um detalhe é que o Climax Move dela me lembrou muito o Climax Move da Kula no XIV também, ou seja, cuidado ao pular.

Um detalhe curioso nesse time é que cada um luta por um motivo bem claro (diferente do Official Invitation Team) e diferente, seja pela esposa em coma, por representatividade dos ninjas brasileiros, ou até pela natureza ameaçada, e nesse ponto podemos questionar se eles tem algum envolvimento profundo com essa nova saga, ou se serão apenas um novo USA Team.

Observações Finais.



Se você chegou aqui, parabéns, vai uma curiosidade!

Quanto todos os times foram anunciados, foi revelado que Nelson era o líder do time South América, e como de costume, o personagem centralizado sempre representou a liderança, assim foi com Sylvie, Xanadu, Kim, Terry, Ryo, Kyo e Iori...dessa vez algo mudou, a liderança passou de Nelson para Zarina! O que abre uma teoria...

O S.A Team não tem um líder, provavelmente eles sejam muito amigos, e não colocaram os interesses pessoais para guiá-los no torneio, logo, todo mundo tem a mesma importância, então todos são líderes...até alguém revelar atitudes estranhas...


Ou apenas Zarina é mais racional e sensata ao mundo que Nelson e Bandeiras.